Carregando pagina

Família > Filhos

Aromaterapia para acalmar crianças

Aprenda quais óleos essenciais combatem a ansiedade dos pequenos

 

A tecnologia presente na vida moderna nos deixa agitados e acelerados. As pessoas andam nas ruas com celulares na mão, mandando torpedos, falando ou acessando a internet. Quem já não atendeu o celular ou mandou mensagem de texto dirigindo? Apesar de ser proibido e existir uma penalização, isso é uma realidade nas grandes cidades.

E os bebês e as crianças seguem pelo mesmo caminho. Observam tudo, querem aprender, tem curiosidade, são antenados. A partir de 1 ou 2 anos, as crianças já se viram bem com os aparelhos, brincam com o touch screen, abrem as fotos utilizando os dedinhos e mostram tudo que sabem fazer. E o computador? Esse nem se fala... É como se eles já nascessem sabendo manipular a tecnologia. Incrível, não?

Mas será que essas questões da vida moderna podem afetar o dia-a-dia dos pequenos? Alguns especialistas acreditam que sim. É muito comum ver crianças inquietas, que não conseguem se concentrar em uma única brincadeira ou não conseguem fazer seus deveres, esse último já na fase escolar.

O cigarro também pode ser responsável por problemas de comportamento dos pequenos. Uma pesquisa recente - publicada no periódico Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine - feita em crianças entre 8 e 15 anos de idade, mostrou que as expostas ao fumo passivo tinham mais risco de sofrer com depressão e problemas comportamentais, incluindo o transtorno de ansiedade e de atenção. As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez também tiveram efeitos colaterais graves, ligados a problemas cardíacos e respiratórios, e foram mais propensas a ter problemas de comportamento.

Identifique problemas no comportamento

Em muitos casos a agitação infantil é comum no dia-a-dia, pelos motivos já citados. No entanto, em alguns casos pode estar relacionada a algum tipo de distúrbio envolvendo comportamento. Para saber se é este o caso, observe se nos últimos seis meses seu pequeno vem apresentando com frequência pelo menos três dos sintomas listados abaixo:

  • Agita as mãos ou os pés
  • Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
  • Corre ou escala paredes e objetos em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado
  • Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
  • Age como se estivesse "a todo vapor"
  • Fala em demasia
  • Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas
  • Tem dificuldade para aguardar sua vez
  • Interrompe ou se mete em assuntos de outros, como conversas ou brincadeiras alheias

Aromaterapia no combate à ansiedade infantil

Se você identificou essas características em sua criança, é importante buscar ajuda de um especialista, que pode ser um pediatra ou um psicólogo especialista em crianças e adolescentes. Uma opção complementar para amenizar esse tipo de problema é fazer uso de terapias naturais, como a Aromaterapia, que trabalha as emoções através dos óleos essenciais.

Aprenda abaixo uma sinergia para diminuir a agitação e a ansiedade dos pequenos:

  • 7 gotas do óleo essencial de tangerina
  • 12 gotas do óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas do óleo essencial de capim limão ou lemongrass

Misture as quantidades de gotas acima em um recipiente de vidro âmbar, pingue de 4 a 5 gotas diluídas em um pouco de água em um difusor elétrico ou um aromatizador com vela.

Misture os óleos e pingue de 4 a 5 gotas em água em um difusor elétrico ou potpourri. Deixe no ambiente que as crianças se encontram, para deixá-las mais calmas. Para que durmam melhor, pode deixar somente o óleo essencial de lavanda no difusor elétrico ou pingar 2 gotinhas no travesseiro antes de dormir.

Outra alternativa é pingar algumas gotas de lavanda na água do banho do bebê ou no box do banheiro. Depois ligue o chuveiro e deixe a água cair, já que o próprio vapor vai ajudar a relaxar e diminuir a agitação das crianças.

Lembre-se: nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, consulte sempre um aromaterapeuta para orientação e utilização dos óleos essenciais.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS