Solange Lima
Por Solange LimaLeia em 10 min.04/06/2012 

Aromaterapia e Reiki para mamães

Cuide de sua saúde emocional com estas terapias naturais

Cuide de sua saúde emocional com estas terapias naturais

Você já parou para pensar no significado da palavra amor? “Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição.” Tem absolutamente tudo a ver com a visão que temos das mães, não é mesmo?

Fazendo uma analogia a esse sentimento encontramos na Aromaterapia um óleo que possui essas características do ponto de vista emocional: o óleo essencial de manjerona. Alguns estudiosos de Aromaterapia chamam a manjerona de “mãejerona”, ou a grande mãe, que dá colo, acolhe, nutre e protege seus filhos trazendo aconchego.

A manjerona também transmite a segurança e a alegria da mesma forma que a mãe passa isso a seus filhos. As mães podem se beneficiar dos efeitos deste óleo e cuidar da sua saúde emocional utilizando aromatizadores de ambiente, sabonetes líquidos, sais de banho, óleos de massagem e escalda-pés produzidos com manjerona.

Veja abaixo algumas sinergias utilizadas na confecção dos produtos com o óleo essencial de manjerona, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. Identifique o que mais lhe ajudaria neste momento:

  1. Manjerona + cenoura + erva doce – esses três óleos em parceria trabalham o sentimento de acolhida e aconchego.
  2. Manjerona + lavanda – lava e purifica as emoções, traz aconchego
  3. Manjerona + bergamota – indicado na depressão pós-parto
  4. Manjerona + cenoura – trabalha mágoas e ressentimentos
  5. Manjerona + gerânio – traz coragem nas tarefas maternas do dia-a-dia, para enfrentar os desafios no papel de mulher e mãe
  6. Manjerona + tangerina + vetiver – trabalha a autoconfiança
  7. Manjerona + cipreste – quem disse que mãe também não precisa de colo ? Para trazer o conforto e o sentimento de acolhida

Através da Aromaterapia as mães podem obter resultados surpreendentes do ponto de vista emocional: as emoções afloram, elas passam a se valorizar como mulheres, cuidar mais de si mesmas, aumentando sua autoestima e amor próprio.

É sempre bom alertar sobre os cuidados com as futuras mamães, pois alguns óleos possuem contra indicações durante a gestação. Por isso, para utilizar dos benefícios dos óleos essenciais é sempre necessário consultar um profissional de Aromaterapia, que pode orientar a utilização de forma segura e correta.

E quanto a energia Reiki?

REI refere-se a parte espiritual, a essência energética cósmica e KI é a energia vital que está presente em todos os seres vivos. O Reiki é um sistema de cura pelo toque das mãos. O ato de impor as mãos sobre o corpo humano para transmitir bem-estar e aliviar a dor remete ao instinto. Quando se sente dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar as mãos sobre a região dolorida. Quando uma criança está doente ou com febre, o instinto materno a faz por a mão na testa da criança. O toque humano transmite calor, serenidade e cura.

É uma energia segura e inofensiva, sem efeitos colaterais ou contra-indicações. O Reiki é uma técnica que ajuda a recuperar e manter a saúde, reduzir o estresse, equilibrar e repor nossa energia.

E como as mães podem se beneficiar do Reiki ou até mesmo ajudar quem está bem próximo delas? Podem fazer um curso de Reiki e aprender a aplicar em si mesmas, na família e amigos. Ou podem procurar uma terapeuta que faça aplicação de Reiki.

O Reiki pode ser aliado a uma sessão de cromoterapia, shiatsu ou massagem relaxante potencializando seus benefícios.

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.