Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Aroma do café estimula ação em sua vida

Conheça outros benefícios que a bebida pode proporcionar

 

No dia-a-dia, estamos cercados de cheiros que afetam nossas vidas. Alguns aromas têm o poder de trazer de volta memórias do passado ou deflagrar emoções. Isso acontece porque o olfato é o único sentido que tem ligação direta com o cérebro - capaz de registrar mais de 10.000 odores diferentes. É também graças à capacidade olfativa que podemos apreciar os aromas, como o de café, por exemplo.

O cheiro do café pode provocar sensações e trazer lembranças da nossa infância. Muitas pessoas costumam relatar que quando eram crianças acordavam de manhã com o cheiro de café feito pela mãe, e isso remete à ideia de aconchego, pois o cheiro trazia a sensação dos cuidados maternos.

Muitas pessoas relatam que no momento que sentem o cheiro do café no ambiente de trabalho é hora de dar uma pausa, relaxar e conversar um pouco com os amigos. Podem ser apenas cinco minutos, mas a "hora do café" costuma trazer mais descontração.

O aroma do café também estimula a mente e o corpo, desperta e dá disposição, gerando movimento, ação. Ainda ajuda na concentração quando é necessário ter foco, atenção e não se dispersar.

O consumo de 200ml de café por dia é benéfico para o humor, prevenindo assim a depressão. Isso acontece porque a bebida age no sistema nervoso central, afetando diretamente o estado de humor nas pessoas. A substância ainda estimula o sistema nervoso, reduzindo o sono, a apatia e a fadiga, além de favorecer a atividade mental, deixando as pessoas mais concentradas. Veja aqui como consumir o café.

E que tal começar um dia com um café da manhã diferente? Compre pães fresquinhos, queijo, manteiga e frutas frescas. E capriche no café com a receita de cappuccino abaixo.

Cappuccino Caseiro

Ingredientes:

  • 50 g de café solúvel
  • 250 g de leite em pó (integral ou desnatado)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 250 g de açúcar (ou o equivalente em adoçante)

Modo de Preparo:

Misture no liquidificador o leite em pó e o café solúvel (para triturar o café). Depois acrescente os outros ingredientes em uma tigela e peneire tudo junto, misturando os ingredientes até que eles fiquem homogêneos.

Ferva 180 ml de água, coloque a água em um copo alto, pois a mistura vai dobrar de volume. Depois basta acrescentar três colheres de sopa bem cheias de cappuccino e misturar bem até ficar cremoso. Antes de servir, você pode polvilhar na bebida chocolate em pó e um pouco de canela. Guarde o restante da mistura em um vidro bem fechado. A validade é de seis meses.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS