Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Arcano do mês: O Mundo

Esta carta exige assertividade para lidar com o melhor e o pior da vida em maio

 
Imagem: The Smith-Waite Centennial Tarot. US Games, 2009. Foto de Leo Chioda

O Mundo é o centro das atenções. Neste mês o Tarot aponta para a urgência das questões voltadas à política, aos problemas entre as nações e os grandes perigos pelos quais passam o planeta. Maio é o mês dos avisos e dos ataques; das ameaças e das movimentações em busca de paz e dos incidentes que viralizam com mais rapidez pelas redes sociais. Tudo ao mesmo tempo agora neste mês. O Mundo é o destaque.

A DANÇA DA VIDA

O Mundo é comumente tido como uma carta positiva, ainda que muitos não saibam o seu real significado. Ele é a vigésima primeira carta do Tarot, isto é, o último Arcano Maior numerado que encerra um ou vários processos. Todo o empenho iniciado no primeiro estágio, com O Mago, culmina na manifestação deste arcano. Como se uma operação alquímica tivesse alcançado o êxito ao longo de vários estágios. Como se os experimentos do primeiro arcano enfim tivessem ganhado vida. E o destaque vai sempre para a imagem feminina no centro, que se move voluptuosamente. Ela é a dançarina, a própria vida rodeada pelos quatro elementos que a nutrem e propiciam o seu movimento ininterrupto. Assim, O Mundo é uma imagem de coroamento, de conclusão e de resultado. É todo o Tarot condensado em uma única carta.

VOCÊ EM DESTAQUE

Em nível prático, os símbolos desta carta do Tarot falam diretamente a você. Maio é mês de se mostrar a todos de modo excelente, dando o melhor de si."Maio é mês de se mostrar a todos de modo excelente, dando o melhor de si."

Jogar conforme as regras e dançar conforme a música, mas sem máscaras. A nudez da dançarina remete à verdade: é imprescindível demonstrar transparência ao tomar decisões, por mais difíceis que elas pareçam ser. Postura firme e forte para que o seu próprio medo se torne instável. Tempo de trazer vigor ao que é necessário. Deixar de lado o irritante e o supérfluo. Mostrar-se grande diante do mar de tantas possibilidades. Navegar pelas possibilidades, forte e firme. Ser a imagem que se deseja - sensível e quase inatingível, feito O Mundo. Dançar no alto da excelência. O cortejo do bom sucesso vem de dentro, em cada atitude. Maio é o mês dos interesses maiores. Das prioridades e dos detalhes. Viva cada dia como se fosse possível atingir o ápice - o seu e o do próprio mundo.

DÊ UM ZOOM NAS PRIORIDADES

Maio pode ser sinônimo de sucesso se houver ainda mais coragem de sua parte. É crucial perceber as importâncias que estão tomando tamanho neste mês: necessidades, desejos, metas e até mesmo algumas desilusões. Você tem o dever de analisar com cuidado e demora todos os aspectos importantes do seu cotidiano e do seu coração. Isso envolve reconhecer e assumir sua própria responsabilidade pela vida e pressupõe reclamar menos das circunstâncias. Seus interesses estão em destaque, mas você não é o centro das atenções. Nem tudo é agradável; nada é permanente. Tudo começa, se desenvolve e termina, então respeite os ciclos das circunstâncias. Com criatividade. Com assertividade.

O AMOR NO TOPO

O amor é um ciclo e seu respeito determina a consistência do envolvimento. As amizades vão para longe, mas estão sempre bem perto, então não tema: não há solidão se você é um Mundo."não há solidão se você é um Mundo."

Tudo se liga e religa naturalmente: vida e morte sempre em comunhão. Dois lados de uma mesma grandeza. Assim como você ao longo deste mês: tão grande e possível. Então faça. Sem querer que os planetas girem ao seu redor. Celebre os amigos, os amores, os fins e os recomeços. Tudo gira ao seu redor, já reparou? O Mundo realmente dá voltas. E você deveria acompanhá-lo com o peito aberto.

OS EXTREMOS EM JOGO

O Mundo é uma carta que remete à ideia de fama. Quando algo ou alguém é posto em destaque, a repercussão pode ser positiva ou negativa. Ninguém agrada a todos, por mais famoso ou promissor que pareça."Ninguém agrada a todos, por mais famoso ou promissor que pareça."

O apogeu pressupõe não apenas a adoração, mas também a divergência e até mesmo a aversão. Estando você em destaque neste mês, os extremos devem ser evitados a todo custo: nem a presunção de se achar acima de qualquer pessoa ou qualquer lei, nem o vitimismo que aprisiona você em inúmeras comparações com quem está no auge profissional ou afetivo, por exemplo. Quanto mais uma pessoa sobe, mais cuidado ela deve ter com uma possível queda. E quanto mais perto do chão ela acredita estar, mais provável o costume de ser capacho dos outros. Por isso é que o Tarot sugere que você saiba o seu tamanho: nem para mais, nem para menos, mas exatamente as suas medidas para lidar com as situações e as pessoas - esses outros universos do dia a dia.

VOCÊ É PARTE DO MUNDO

É agora que tudo começa. Agora você inicia algo novo, conclui o que até então não conseguia e faz valer sua presença no mundo - com força, com viço. Em maio, o Tarot lhe orienta a tomar cuidado com suas próprias projeções. Tudo o que você imagina e naquilo em que acredita pode repercutir - para o seu bem ou não."Em maio, o Tarot lhe orienta a tomar cuidado com suas próprias projeções. Tudo o que você imagina e naquilo em que acredita pode repercutir - para o seu bem ou não."

Então, menos expectativas, pois assim você chega mais alto.

Entenda que você é parte de um sistema extremamente complexo chamado vida. Nela, ninguém é maior ou menor, mas cada pessoa pode determinar sua própria importância e descobrir que é possível tomar atitudes que afetam - de forma leve ou até mesmo grave - todo o sistema. O Tarot lhe coloca em destaque em maio para testar seu poder de atuação diante das adversidades e dos prazeres. Quando você percebe que ao seu redor existem forças e pessoas positivas e negativas, o que lhe cabe senão fazer escolhas de modo sensato?

INSIGHTS DE MAIO

A seguir você confere questões importantes para aprimorar sua relação com O Mundo durante o mês de maio. Atente seriamente a cada pergunta. Elas lhe trazem consciência e sabedoria para agir e para lidar com o que está por vir. Escreva, anote e compartilhe conosco nas redes! Nós vamos relembrar você sobre elas ao longo deste mês.

PRIMEIRA SEMANA DO MÊS - de 01 a 07/05

Analise o que você tem engatilhado. Quais têm sido as suas contribuições para atingir esses objetivos? E se eles não forem alcançados, como você vai se portar?

SEGUNDA SEMANA DO MÊS - de 08 a 14/05

O que já foi, passou. Você deve aceitar o fim das coisas. Escreva ou fale em voz alta a respeito das relações e das situações que acabam.

TERCEIRA SEMANA DO MÊS - de 15 a 21/05

Perceba o quanto o seu mundo se expande na medida em que você se livra de situações já resolvidas e relações saturadas. Os objetivos estão em primeiro plano? Quais são as suas desculpas para retomar os assuntos e os projetos?

QUARTA SEMANA DO MÊS - de 22 a 28/05

Responda já a esta pergunta: como eu lido com o que passa? Anote suas impressões sobre a rapidez da vida e a loucura do mundo.

QUINTA SEMANA DO MÊS - de 29 a 31/05

O que você tem feito para melhorar a relação com os outros? E com o planeta em que você vê vive e que lhe dá tudo? Qual é o seu papel nele?

SEU TAROT MENSAL

SEU TAROT MENSAL
+ Quer saber os 3 principais arcanos para seu mês? Jogue aqui uma versão mini gratuita do Tarot Mensal e descubra as tendências para os próximos 30 dias.

Como é escolhido o arcano do mês?

Dos e-mails que chegam: "Qual a força ou mesmo a idoneidade dos arcanos do mês que aparecem em diferentes páginas? Nunca são iguais! Qual deles seguir?". Sim, existem muitas pessoas que puxam uma carta para o dia, uma para a semana, uma para o mês e até mesmo uma para o ano. E elas são válidas.

"Ué, mas todas elas são válidas? Então, qualquer pessoa pode tirar uma carta que vale para tudo e todos?", alguns podem se perguntar. Não é bem assim. E não é simplesmente tirar a esmo. Deve-se levar em conta o propósito do sorteio (para quê? para quem?) e a marcação de tempo aplicada (para quando? Dentro de qual período?). Esta é uma forma de delimitar a atuação dos símbolos, sendo para uma previsão ou para uma orientação, a um grupo ou um público em particular.

Aqui no Personare, por exemplo, as cartas selecionadas para o mês são sorteadas tendo como premissa aquela que melhor venha a orientar os usuários, nos períodos especificados."Aqui no Personare, por exemplo, as cartas selecionadas para o mês são sorteadas tendo como premissa aquela que melhor venha a orientar os usuários, nos períodos especificados."

São tendências gerais que ressoam, que batem, que agradam, preocupam e até desagradam.

Ao contrário da Astrologia, que tem uma fonte única de cálculos (que são as posições dos planetas e os aspectos, considerados universais), com o Tarot teremos sempre cartas diferentes porque cada oraculista responsável tem um baralho em mãos - um microcosmo à disposição - que refletirá suas respectivas intenções. Ainda que os referenciais sejam os mesmos no mundo todo (78 arcanos: 22 Maiores e 56 Menores), existem deformações simbólicas, sistemas e filosofias diferentes no âmbito do Tarot. A melhor maneira de avaliar a validade e a eficácia desses arcanos é testando a interpretação e percebendo sua atuação em nossas vidas.

Mesmo que os símbolos também sejam universais, eles falam através de vozes diferentes. Vez ou outra as cartas são as mesmas, indicando que certas energias podem estar alinhadas. Mas pode acontecer de serem próximas ou absolutamente destoantes. A prioridade é perceber que cada carta, por mais divergente de um canal para outro, acaba sendo pertinente à pessoa interessada. Os símbolos falam ao melhor e ao pior de nós. E a idoneidade de cada canal é medida pela assertividade da interpretação, não pelas cartas sorteadas.

Portanto, querer ou pressupor que as cartas de todos os canais sejam iguais para validar o Tarot ou dar uma impressão de coerência oracular é o mesmo que desejar que um raio caia várias vezes no mesmo lugar. Pode acontecer, claro, mas não somos nós que determinamos isso.

Então, cabe avaliar o que se lê, assiste e ouve sobre os arcanos selecionados para um período estipulado de atuação. Conviver com os símbolos. O Tarot é um instrumento auspicioso para o aperfeiçoamento pessoal e, sobretudo, para tomar as devidas atitudes diante do mundo.

+ sobre Tarot

2017: o ano da fortuna

Os tipos diferentes de Tarot

6 mitos sobre o Tarot
Como fazer um bom jogo de Tarot?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS