Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Arcano do mês: O Imperador

O Tarot exige ordem e compreensão para dirigir melhor a vida em novembro

 
Imagem: Crowley-Harris Thoth Tarot, AG Müller, 1986. Foto de Leo Chioda. Todos os direitos reservados ao autor

O quarto Arcano Maior é chamado de "O Imperador", o representante supremo da ordem e do poder no Tarot. Assim como em todas as civilizações, o imperador é aquele estabelece e gerencia as condições de vida de um ou muitos povos, sendo ele o regularizador e a voz da razão quando o assunto é a realidade palpável. Estamos diante de um arcano que preza pela racionalidade e não se deixa levar por questões de ordem emocional. O abstrato jamais se sobrepõe ao concreto diante do rei de todos os reis. No Tarot, a ordem e o progresso dependem da sensatez da carta "O Imperador".

O MÊS DAS COISAS EM SEUS DEVIDOS LUGARES

Responsabilidade é a palavra-chave de novembro, caso você queira reequilibrar finanças e relações. Em vez de ter medo de checar a conta bancária, mais prudente seria administrar cada detalhe dos seus ganhos e gastos, já que o dinheiro é peça fundamental para a sua estabilidade. Imperador que se preze é aquele que se precavê contra qualquer deslize.

Como é escolhido o arcano do mês no Personare?

Como é escolhido o arcano do mês no Personare?
Cartas revelam principais tendências coletivas para um determinado período

O seu império exige atenção redobrada neste mês. Atente a detalhes que às vezes você julga pouco importantes, como a atenção às pessoas próximas e a frequência com a família. Em vez de se deixar cegar pela ambição, perceba o que lhe deixa realmente feliz. Como dizia João Guimarães Rosa, "felicidade se acha é em horinhas de descuido". Por mais clichê que pareça, é importante que haja descontração de vez em quando, ainda mais se for junto às pessoas importantes de sua vida. Organizar a rotina é importante, só não queira consertar o mundo todo - pelo menos não da noite para o dia. Tudo a seu tempo, com empenho e seriedade. Mas sem se esquecer de dar algumas risadas.

TODO E QUALQUER TRABALHO É MOTIVO DE EXCELÊNCIA

Em vez de valorizar a preguiça com mil desculpas, perceba o quanto é gratificante executar uma tarefa com a devida atenção. Não se deixe levar por milhões de distrações enquanto estiver trabalhando firme em alguma coisa importante. Quanto mais você se dispersa neste mês, mais vazio se torna o seu empenho."Quanto mais você se dispersa neste mês, mais vazio se torna o seu empenho."

+ Onde está o seu foco?

Para deixar a sua marca no mundo, é preciso disciplina. Para definir o trabalho como uma marca que você deixa no mundo, é preciso esforço genuíno. Lembre-se do que "O Imperador" lhe fala, olhando nos olhos: só a resistência proporciona excelência.

O CORAÇÃO PODE VIRAR UMA PEDRA

Havendo tantos afazeres e tantos pensamentos para colocar em ordem, a vida afetiva tende a ser deixada de lado. Novembro é o mês em que você pode recrudescer: o coração empedra e as atitudes passam a ser tomadas com rispidez ou de modo irritado. Para não aparentar raiva, frieza ou sisudez em relação às pessoas que você ama, convém respirar fundo assim que volta para casa ou quando dá um tempo nos compromissos profissionais e acadêmicos. Não se esqueça que, por mais importantes que sejam, ninguém se casa com um currículo ou uma conta bancária."Não se esqueça que, por mais importantes que sejam, ninguém se casa com um currículo ou uma conta bancária."

+ Como despertar o amor na sua vida?

Você deve rever a posição e até mesmo o tempo dedicado à família e à pessoa amada. Quanto mais humana for a sua pessoa, menos duro será o seu peito. E é assim, com o coração aberto, que o mês tende a fluir melhor. Analise suas reações, suas respostas, suas palavras. Não magoe para não receber mágoa de volta.

ATÉ A SAÚDE DE FERRO EXIGE ATENÇÃO

Essa tendência a achar que sabe tudo pode lhe colocar em maus lençóis neste mês. "O Imperador" em novembro exige questionamento frequente a respeito das suas certezas, ainda mais quando se tratam da sua saúde física! Pode estar tudo bem, mas é sempre prudente manter uma regularidade nas visitas ao médico - exames de rotina são sempre importantes para evitar preocupações e problemas futuros. Se há alguma doença ou complicação de saúde, a tendência é que melhore com o passar do tempo. Manter a calma e reconhecer que não controlamos tudo é essencial para seguir a vida com menos indignação. A boa saúde começa na diminuição das pretensões e das expectativas.

+ Ausência de doenças não é sinal de saúde

OS AMIGOS SE CURVAM À INTELIGÊNCIA QUE SE DESTACA

Quanto mais eloquente for a sua postura social, mais poderá encantar e até mesmo ajudar os outros. Isso diz respeito aos amigos, que em novembro tendem a ver um exemplo de pessoa a ser seguido. Aproveite a tendência que "O Imperador" lhe concede para se lembrar, que mesmo havendo razão em vários momentos, você nem sempre vai saber o que é certo ou errado. O que é certo para você pode ser um absurdo para alguém, já reparou?

O REGULADOR DE TUDO (MAS NÃO DE TODOS)

Então, é preciso se curvar à realidade, que começa com esta verdade: você é mais uma pessoa neste planeta cheio de gente. Uma pessoa especial, com potenciais que nem imagina possuir, mas ainda assim é só mais uma pessoa. Por isso, não há motivos para achar que o mundo gira a seu favor e sempre de acordo com as suas vontades.

O Imperador: objetividade, coragem e liderança

O Imperador: objetividade, coragem e liderança
Carta também simboliza irredutibilidade, autoritarismo e frieza

É importante levar em conta que em novembro você pode se mostrar irredutível em seus posicionamentos, como se suas experiências e crenças lhe dessem liberdade para dizer e garantir o que é melhor ou pior para si e para os outros. Esse é o lado exagerado do Imperador, que acha que é Deus. Em vez de cair na armadilha do egocentrismo, entenda que você - assim como todos os seres humanos - tem limites que devem ser mapeados e respeitados. Vá até onde consegue. As estribeiras não devem ser perdidas.

Sendo este arcano um prenúncio de estabilidade e relativa tranquilidade em novembro, "O Imperador" não é um sinal de que você pode ou vai controlar as pessoas à sua volta. A metáfora se aplica aos seus desejos, aos seus anseios e às suas limitações. O Tarot pressupõe que você valorize o seu livre-arbítrio e tome atitudes mais sensatas.

Para saber com detalhes como vai estar o seu coração e o seu bolso em novembro, clique no link abaixo e jogue o Tarot Mensal.

SEU TAROT MENSAL

SEU TAROT MENSAL
+ Quer saber os 3 principais arcanos para seu mês? Jogue aqui uma versão mini gratuita do Tarot Mensal e descubra as tendências para os próximos 30 dias.

O IMPERADOR ESTÁ SENTADO PARA OUVIR

Este é um detalhe pouco notado na prática do Tarot. Quando um chefe de Estado se senta em seu trono é porque deseja ou precisa ouvir o seu povo - saber como vão as coisas, avaliar o que é pedido, quais as reclamações e o que está dando certo. A predisposição para ouvir é uma condição essencial para o mês de novembro ser mais proveitoso. Já que você não sabe tudo, vale começar a questionar o grau de sucesso das pessoas que levam a vida de maneira totalmente diferente."Já que você não sabe tudo, vale começar a questionar o grau de sucesso das pessoas que levam a vida de maneira totalmente diferente."

+ Você se acha o dono da verdade?

Mesmo que cada um tenha uma história diferente, você pode e deve se inspirar em quem sabe escutar sugestões, críticas, elogios e mesmo reclamações de maneira aberta, sem querer ser mais nem menos do que realmente se é. "O Imperador" autêntico sabe o seu próprio tamanho, por isso não precisa se diminuir nem crescer em cima de quem vai contra ele. A altivez pode ser mantida, mas a compreensão de que cada pessoa tem uma visão de mundo diferente é crucial para se ofender menos e produzir mais. Seguir adiante é uma tarefa que exige reflexão e ouvidos atentos.

O IMPÉRIO QUE VOCÊ CONSTRÓI A CADA DIA

O pequeno guia a seguir deve ser relido com o passar dos dias. Habitue-se a ter sempre por perto as dicas baseadas na postura que "O Imperador" assume diante do mundo. Quanto maior for a sua sintonia com o mundo, melhor você aproveita a vida.

1ª SEMANA (DE 1º A 5 DE NOVEMBRO) - POSTURA DIANTE DO MUNDO

Todo e qualquer empecilho que se apresente pode ser motivo para você ser melhor ainda. Vamos parar de reclamar dos problemas e começar a sermos mestres na arte de resolvê-los? Comece agora a concluir o que você tem deixado em aberto e o que tem feito sem capricho. O "depois eu faço" é uma tática sua para honrar a preguiça.

DICA: Leia mais e melhor. Livros sobre espiritualidade e inteligência emocional podem ajudar você a dirigir melhor o mundo físico sem se desligar do que há de maior e mais sagrado dentro e fora de você.

2ª SEMANA (6 A 12 DE NOVEMBRO) - CONFIANÇA DIANTE DA VIDA

Ande sem tanto medo! A vida exige luta e malícia, mas o controle pode ser diferente do que você pensa. Em vez de querer ter tudo e todos sob seus cuidados, tente entender que as coisas vão e vêm. E quem nem tudo você pode controlar. Não tenha medo; tenha confiança!

DICA: As cores dão o tom do sucesso. Aposte em roupas claras, sem se esquecer do vermelho. O Imperador é um arcano que estabiliza o fogo, por isso, é bom investir em tonalidades que dão mais energia para enfrentar desafios de qualquer tamanho.

3ª SEMANA (13 A 19 DE NOVEMBRO) - FORÇA DIANTE DA DÚVIDA

Pode ser que você passe a duvidar consideravelmente das suas certezas - e isso tende a ser bom, acredite. Quanto mais flexível você for ao enfrentar impasses, mais clara se torna a sua visão de que as convicções servem para pouca coisa. Provavelmente você escuta as pessoas dizerem, quando se recusam a rever alguma postura: "eu tenho o meu orgulho!". Pois perceba que você pode agir exatamente assim, como se suas verdades valessem mais do que qualquer barra de ouro. Reflita sobre a mania de bater nessa tecla. Ser flexível é melhor.

DICA: "O Imperador" simboliza abertamente a abertura emocional e a predisposição para ouvir os outros. Mesmo sabendo que as pessoas nem sempre sabem para onde estão indo, respeite a realidade delas. Ouça com mais atenção e por mais tempo.

4ª SEMANA (20 A 26 DE NOVEMBRO) - ATITUDE DIANTE DO PROBLEMA

A mania de perfeição e de perseguição precisa ser tratada na base do diálogo. Nesta semana, coopere com você: sente e faça uma lista das coisas que não têm saído como você quer e uma lista de problemas que anda atraindo. Qual o tamanho delas? Agora, em vez de perder a cabeça, prontifique-se a resolvê-las. Você pode e você consegue. Então, comece pela maior.

DICA: Aprenda a falar com você. Em voz alta, na frente do espelho, pode ser que você sinta vergonha ou ache difícil dar força a quem você é. Mas resista. Com o tempo você vai se surpreender, porque o espelho pode ser um confessionário e um encontro com o seu eu superior.

5ª SEMANA (27 A 20 DE NOVEMBRO - ORDEM DIANTE DO NOVO

A reta final de 2017 serve para que você se questionar seriamente: como estará o dinheiro, o amor e meus sonhos no próximo ano? Releia o artigo com atenção e assuma a sua postura imperial diante da vida e do futuro. Não se prenda à imaginação, trabalhe com fatos: vá direto ao ponto e revise o que demanda cuidados urgentes: saúde, dinheiro, vida amorosa, profissão, família e estudos. Esteja em dia com você.

DICA: Aposte nas Afirmações Positivas. Confira aqui como usá-las e passe a aplicá-las com frequência. Diante do espelho, na porta da geladeira ou nos avisos do celular, elas ajudam você a ter noção do seu tamanho e a saber o que deve ser feito para haver excelência no que você se prontifica a fazer.

+ SOBRE TAROT

Teste: qual carta de Tarot você é hoje?

Significados das cartas no amor
Tarot x vidência: desmistificando o oráculo

Os tipos diferentes de Tarot

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS