Carregando pagina

Diversão > Férias

Aproveite o carnaval em clima zen

Descansar na folia pode acalmar os ânimos durante o resto do ano

 
Imagem: Photo Pin

Não é só de folia, confete e serpentina que é feito o carnaval. Nessa época do ano muita gente opta por fugir do tumulto e viver dias de relaxamento. Retiro zen, spas e hoteis são algumas das alternativas para quem quer investir em tranquilidade durante os cinco dias de festa. De acordo com a psicóloga e professora de yoga Thaise Titon, descansar nesse período pode ajudar a acalmar os ânimos durante o resto do ano.

"O carnaval possui uma energia mais densa, de paixões quase sempre passageiras e muitos excessos. Quando a pessoa opta por viver essa época de uma forma mais tranquila, além de relaxar o corpo, ela também harmoniza a mente. Passar a folia em clima de quietude pode ser comparado a andar em uma escada rolante: você chega mais rápido ao encontro com si mesmo. Sendo assim, é possível se conectar com suas reais prioridades e desenvolver mais paciência para os projetos ao longo do ano", compara.

Para onde ir?

Se você deseja viver o carnaval de uma maneira tranquila, mas ainda não escolheu um destino, a dica é descobrir quais aspectos você deseja desenvolver na sua personalidade e buscar lugares que atendam suas necessidades. "Se você vai a um spa, aprende a agregar corpo e mente. Já um retiro de Yoga oferece interações em grupos e atividades para as pessoas se conhecerem melhor. No entanto, independente da sua escolha, é importante sentir-se preparado para respeitar esse momento e saber quando é hora de fugir da correria do dia a dia", ensina Thaise.

No entanto, muita gente ainda acredita que fazer retiro no carnaval pode ser chato ou entediante. A especialista explica que é possível aproveitar os dias de descanso com qualidade, por meio de prática de caminhadas ao ar livre, Meditação e Yoga, por exemplo"é possível aproveitar os dias de descanso com qualidade, por meio de prática de caminhadas ao ar livre, Meditação e Yoga, por exemplo"

. Mas segundo ela, os benefícios deste tipo de atividade relaxante variam de acordo com cada pessoa. Enquanto alguns aproveitam a época para descansar, outros alcançam um processo maior, de autoconhecimento.

"Ao frequentar um retiro podemos interagir com os outros e conhecer pessoas diferentes. As atividades relaxantes funcionam como um canal para as pessoas se transformarem, ajudam a resgatar nossa consciência e nos deixam menos preocupados e bem mais leves. Com isso, conseguimos deixar de lado os problemas do cotidiano e oferecer nossa presença de espírito às pessoas que amamos", esclarece.

Aproveitando o aconchego do lar

Quem está com a grana curta para viajar ou está sem tempo para planejar um roteiro zen, pode criar atividades relaxantes em casa. A ideia é transformar o lar em um ambiente acolhedor. "Evite passar o dia todo na frente da TV. Ao invés disso, escolha uma essência para perfumar a casa, faça um lanche caprichado e reúna a família à mesa."Evite passar o dia todo na frente da TV. Ao invés disso, escolha uma essência para perfumar a casa, faça um lanche caprichado e reúna a família à mesa."

Esta é uma ótima oportunidade para nos reabastecermos com o amor que só as pessoas queridas podem dar", exemplifica Thaise.

Além disso, também é possível meditar em casa. De acordo com Thaise, os iniciantes devem criar um ambiente aconchegante e encarar a experiência como uma espécie de ritual. "Para deixar sua cabeça livre dos problemas é preciso liberar as tensões. Para que isso aconteça, procure uma posição confortável e deixe o corpo relaxado e calmo para que a mente consiga sossegar. Tomar banho antes de meditar e deixar um cômodo iluminado à luz de velas podem ajudar você a ficar mais calmo", explica.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS