Carregando pagina

Beleza > Estética

Aprenda receitas caseiras de beleza

Seleção de dicas ajuda a cuidar da pele de forma natural

 

Cuidar do corpo é uma preocupação que muitas pessoas têm. Além de melhorar a aparência física, se dedicar a si mesmo pode oferecer mais equilíbrio e autoestima. E você sabia que é possível fazer isso de uma forma natural e saudável? Por meio de receitas caseiras, feitas com ingredientes como frutas e verduras, encontrados em feiras e supermercados, é possível cuidar da beleza.

Confira abaixo algumas receitas caseiras e naturais para você manter a saúde de suas mãos, pés, cabelos e corpo em dia.

Para mãos mais jovens e macias

Com tantos afazeres no dia a dia, muita gente acaba esquecendo de cuidar de uma das partes do corpo que mais usam: as mãos. Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, são elas que dão o primeiro sinal de que o tempo está passando. "É por meio das mãos que conseguimos identificar com mais facilidade a idade das pessoas. Assim como todas as áreas do corpo, as mãos precisam de cuidados especiais. Então, do mesmo jeito que passamos creme no rosto após o banho e massageamos todo o corpo, as mãos também precisam desta atenção para evitar o envelhecimento precoce", afirma Casabona.

Além do uso do protetor solar diariamente e de sabonetes de PH fisiológico, que não ressecam as mãos, algumas esfoliações caseiras feitas com ingredientes naturais também podem ser ótimas opções para manter a saúde das mãos sempre em dia. Confira abaixo algumas dicas de Gabriela Casabona para cuidas dessa parte do corpo. "Os tratamentos podem contribuir para que o tônus da mão volte, deixando-a mais bonita, hidratada e bem longe do envelhecimento", lembra a dermatologista.

  • Misture duas colheres de sopa de mel com uma colher de sopa de fubá. Depois esfregue a mistura nas mãos e lave-as com água morna.
  • Outra opção é aplicar nas mãos uma combinação de cinco gotas de óleo essencial de rosa, uma colher de sopa de óleo de amêndoas, uma colher de sopa de creme de leite sem soro e uma colher de chá de aveia em flocos finos. Passe a mistura e depois cubra as mãos com sacos ou luvas de plástico, durante 30 minutos. Depois remova o creme com água morna, massageando as mãos.

Pés livres de rachadura e ressecamento

Para eliminar as células mortas dos pés e evitar que fiquem ressecados e com rachaduras, é importante fazer uma boa limpeza na região, com esfoliação e hidratação, é o que garante a dermatologista Gabriela Casabona.

"O ideal é esfoliar os pés ao menos uma vez por semana, fazendo movimentos circulares, principalmente na região do calcanhar. Já a hidratação recomendo que seja feita diariamente, para evitar rachaduras e deixar a pele mais sedosa", ensina a especialista.

Veja algumas receitas caseiras da dermatologista, para cuidar dos pés:

  • Receita caseira para a esfoliação: misture uma colher de sopa de mel, com uma colher de sopa de óleo de amêndoa e uma colher de sopa de sal grosso. Esfregue bem os pés e enxague com água morna.
  • Receita natural para hidratação: misture duas colheres de sopa de óleo de amêndoa, uma colher de café de aveia moída, duas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de iogurte. Depois passe a mistura nos pés e deixe-os cobertos com uma meia ou envolva-os com papel filme de pvc. Deixe assim por uma hora.
  • Poucas pessoas sabem, mas é importante proteger os pés contra os raios solares. Passe o protetor diariamente nesta região para evitar ressecamento e prevenir doenças como o câncer de pele.

Rosto mais saudável

Ao longo do dia, a pele acaba acumulando muita oleosidade e sujeira. Para deixá-la com uma aparência mais saudável e bonita, a esfoliação pode ser uma aliada poderosa. "A esfoliação é provavelmente a maneira mais rápida de dar à pele uma aparência mais fresca e deixá-la lisa e macia. Retirando a camada de células mortas que fica na superfície, a pele imediatamente parece menos enrugada", afirma Casabona.

Veja abaixo algumas receitas para fazer uma esfoliação com produtos naturais:

  • Peles mistas ou com acne: misture uma colher de sopa de mel, com uma colher de sopa de açúcar. Depois aplique a mistura no rosto, fazendo movimentos circulares e suaves, e evitando a zona dos olhos. Deixe o creme agir durante cinco minutos, retire com água morna e comprove os resultados. Experimente também substituir o açúcar por uma colher de chá de aveia.
  • Pele sensível: misture uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de fubá. Aplique a mistura no rosto, fazendo movimentos circulares. Deixe agir durante cinco minutos e retire com água morna.
  • Para o corpo: misture uma colher de sopa de sal grosso com cinco colheres de sopa de óleo de amêndoas. Esfregue a mistura por alguns minutos nas áreas desejadas e enxague.
  • Experimente fazer uma mistura de três colheres de mel e uma colher de gérmen de trigo. Use a mistura como esfoliante e deixe agir alguns minutos. Esta receita limpa a pele profundamente e também remove as células mortas.

Para que a esfoliação tenha o efeito desejado, é muito importante que a pele esteja bem limpa e que os movimentos com as mãos sejam circulares, o que melhora a circulação.

Quem tem pele sensível deve usar o método apenas uma vez por mês, enquanto as peles ressecadas podem repetir uma vez a cada semana. Já as pessoas com pele oleosa devem receber o tratamento de duas a três vezes por semana. Fique atento apenas ao excesso de esfoliação. "Isso pode aumentar a oleosidade da pele, assim como irritá-la demais. Não adianta querer tirar as manchas na força. Depois da esfoliação, a pele precisa ser hidratada com produtos específicos para seu tipo de pele", relembra Casabona.

Pele hidratada de um jeito saudável

Os ingredientes naturais também podem ajudar na hora de fazer a hidratação da pele, logo após o processo de esfoliação. Para a dermatologista Gabriela Casabona, mesmo que frutas e verduras demorem um pouco para trazer os benefícios se comparadas aos produtos industrializados, é possível perceber uma pele mais bonita com a utilização correta do ritual natural de beleza. Confira algumas receitas naturais para hidratar:

  • Misture iogurte, leite, mel, amêndoas ou sementes de sésamos triturados. A pessoa pode passar essa combinação no rosto, deixar agir por alguns minutos e depois lavar. O creme caseiro fará uma limpeza profunda, além de esfoliar a pele de forma natural, deixando-a com aspecto luminoso.
  • Experimente usar um óleo vegetal de boa qualidade. Pode ser de amêndoas, semente de uvas ou mesmo azeite extra-virgem. Essas substâncias contêm muitas vitaminas e deixam a pele saudável.
  • Encontrada nas casas de produtos naturais, a argila pode ser misturada com água filtrada, até formar uma pasta. É importante ressaltar que a mistura deve ser aplicada rapidamente na pele após o preparo, pois endurece com facilidade. Use o creme no rosto ou no corpo, pois além de limpar profundamente essas áreas, a argila também retira a oleosidade e é anti-inflamatória. Deixa a mistura na pele até endurecer e depois lave bem. Se você tem pele normal ou oleosa pode ser que precise hidratá-la após o procedimento.

Para melhorar os efeitos da hidratação, a pele deve estar bem limpa e tonificada. Veja abaixo algumas receitas de Gabriela Casabona para conseguir este resultado de forma bem natural:

  • A limpeza da pele deve ser feita duas vezes ao dia: a primeira pela manhã e a outra na parte da noite. O iogurte e o morango limpam a pele delicada, enquanto a lavanda acalma. Sendo assim, prepare um creme com um morango fresco, uma colher de sopa de iogurte natural integral e uma gota de óleo de lavanda. Amasse o morango e misture cerca de uma colher do suco ao iogurte. Acrescente a lavanda e misture bem. Umedeça o rosto com água morna e massageie a pele com esse preparado durante um minuto. Depois enxágue com água morna.
  • Já a tonificação da pele deve ser feita duas vezes ao dia. De manhã utilize filtro solar e à noite algum tipo de ácido que estimule a renovação celular. Prepare uma máscara tonificante utilizando uma clara de um ovo batida em neve e suco de 1/2 limão. Misture os ingredientes na batedeira durante três minutos e aplique a mistura na face. Deixe o creme agir por 30 minutos e depois lave bem o rosto.

Diga não às olheiras

As olheiras aterrorizam qualquer pessoa, principalmente quando ficam bem marcadas ao longo do dia e denunciam o cansaço. E quando elas não recebem o tratamento adequado, a tendência é só piorar. Segundo Gabriela Casabona, são três as causas básicas da olheira: "deposição de pigmentos escuros, que são produzidos por um tipo de célula da pele chamado melanócito, em torno dos olhos; pele fina demais, permitindo a visualização dos vasos capilares (vasinhos externos); ou presença de olhos fundos e protuberância de bolsas de gordura embaixo dos olhos".

O que quase ninguém sabe é que as olheiras podem ser oriundas de um fator genético. A exposição excessiva ao sol, distúrbios do sono, tabagismo e o ato de coçar demais a região abaixo dos olhos também são causas comuns para que os pigmentos escuros apareçam. Para remediar este problema, o ideal é fazer uma hidratação caseira no local, duas vezes ao dia.

Veja abaixo algumas receitas de Gabriela Casabona para minimizar as olheiras:

  • Use compressas de água gelada ou de chá de camomila ao redor dos olhos, entre 5 e 7 minutos, pela manhã.
  • Também é positivo usar pepinos gelados em fatias para amenizar inchaço ou escurecimento. Além disso, é importante ter boas noites de sono, de seis a oito horas por dia.

Óleos essenciais para reduzir celulite, estria e gordura localizada

Ter um corpo cada vez mais bonito é o desejo de praticamente todas as mulheres. Além de dietas e exercícios físicos, muitas pessoas também recorrem às massagens estéticas. "A Aromaterapia, que faz uso de óleos essenciais, complementa e potencializa os efeitos de tratamentos como a drenagem linfática, trazendo um resultado mais eficaz a cada sessão. Isso acontece porque alguns óleos são diuréticos, desintoxicantes e drenantes", afirma a terapeuta holística Solange Lima.

Confira abaixo quais óleos essenciais conseguem potencializar os efeitos de massagens, como a modeladora e a drenagem linfática.

  • Óleo essencial de Funcho Doce ou Erva-Doce: ajuda na má circulação, combatendo a celulite. É um poderoso diurético que evita a retenção de líquidos, desintoxicando o corpo, eliminando toxinas e melhorando o sistema linfático.
  • Óleo essencial de Junípero: ajuda a evitar o acúmulo de toxinas pelo corpo e também é diurético.
  • Óleo essencial de Grapefruit: é excelente para amenizar as gorduras localizadas e a celulite, pois age no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo.

Porém, os óleos não funcionam sozinhos. Para fazer uso de seus benefícios é importante combiná-los entre si. Anote abaixo uma receita de óleo de massagem:

  • - 30 ml de óleo vegetal de semente de uva (excelente para as estrias e ajuda na elasticidade da pele)
  • - 30 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo (retarda o envelhecimento da pele, regenera os tecidos e ameniza as estrias)
  • - 4 gotas de óleo essencial de Grapefruit
  • - 7 gotas de óleo essencial de Funcho doce
  • - 7 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • - 5 gotas de óleo essencial de Junípero

"Essa sinergia ajuda no tratamento estético e pode ser feita em casa, uma vez ao dia, depois do banho. Para potencializar o efeito, faça massagem - em movimentos circulares, intensos e fortes - nas regiões que deseja reduzir medidas ou amenizar celulite e estrias, como abdômen, coxas e glúteos", garante Simone.

Hidratação natural para os cabelos

A hidratação natural é uma maneira rápida, barata e eficaz de deixar os fios bonitos. Usando coco, abacate e até gema de ovo, suas madeixas podem ficar livres dos fios arrepiados e pontas duplas. Mas mesmo sendo uma maneira econômica e cômoda para cuidar dos cabelos, a hidratação caseira exige cuidados especiais.

Segundo o cabeleireiro Marcos Souza Barbosa, antes de utilizar a técnica é preciso lavar os cabelos com shampoos antirresíduos. "Depois de limpar as madeixas, podemos aplicar produtos naturais, como a velha conhecida babosa, que evita a queda e hidrata. Basta cortar um talo e espalhar o gel sobre o cabelo. Use touca térmica ou enrole a cabeça em toalha quente, deixe por 15 minutos e enxágue", ensina Marcos.

A gema de ovo e o abacate são ingredientes ótimos para quem tem sofre com cabelos ressecados, além de serem ótimas alternativas para resgatar o brilho dos fios. "Uma maneira simples de buscar esse resultado é misturar um abacate maduro, uma colher de mel, uma colher de azeite e uma xícara de chá de leite integral. Caso queira incluir a gema de ovo, opte por não usar a película que reveste essa região. Aplique a mistura por partes, massageando cada mecha. Depois use uma touca por 25 minutos e enxágue", instrui o cabeleireiro.

Antes de fazer qualquer procedimento, é importante ficar atento ao seu tipo de cabelo. Segundo o cabeleireiro, quanto mais danificados e porosos, mais tratamentos os fios merecem ter. "É importante lembrar que a desidratação afeta todos os tipos de madeixas, inclusive as oleosas. No caso de quem possui cabelos secos, mas com a raiz oleosa, o ideal é evitar que o creme encoste na raiz, tratando apenas seu comprimento", lembra Marcos.

Veja abaixo uma receita para cuidar dos cabelos

  • A máscara capilar de óleo de coco é o segredo de beleza dos lindos cabelos das mulheres indianas. Elas besuntam os cabelos com óleo de coco e dormem a noite toda assim. Pela manhã lavam os cabelos normalmente. Esse ritual deixa os cabelos com muito brilho, além de macios e nutridos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS