Carregando pagina

Casa > Decoração

Ambientes mal iluminados adoecem sua casa

Confira dicas de Feng Shui para usar as luzes certas nos cômodos

 
Imagem: Life of Pix

A presença de espaços abertos em um ambiente, como portas de varandas e janelas amplas, permite a entrada de luz natural direta ou indiretamente, tornando os espaços mais saudáveis. De acordo com os princípios do Feng Shui, o ideal é que todos os ambientes recebam luz natural, que traz as forças vitais fornecidas pelo sol e pela natureza, favorecendo a circulação de energia vital (chi). Mas nem sempre isso é possível, dependendo da construção, da localização e do clima da região do imóvel.

É preciso observar os cômodos e cantos que não recebem luz, pois espaços escuros tendem a adoecer com energia estagnada."É preciso observar os cômodos e cantos que não recebem luz, pois espaços escuros tendem a adoecer com energia estagnada."

O mesmo vale para locais com cores escuras, móveis altos, cortinas e persianas, despensas, quartos e banheiros de empregada. Nestes casos, os recursos de iluminação ajudam a renovar as energias, afastar a estagnação e a negatividade, ampliar os ambientes e harmonizar cantos e cômodos vazios e esquecidos. E a iluminação envolve: lâmpadas de todos os tipos, lustres, spots, lamparinas, arandelas, luminárias e abajures, que podem ser usados de acordo com a função do cômodo e o estilo de decoração dos moradores.

Vale lembrar que as luzes têm o poder de ativar o chi (energia vital), pois simbolizam futuro, esperança e percepção da realidade. Por isso, não deixe bocais e soquetes vazios, troque rapidamente as lâmpadas queimadas - essa dica vale para todos os tipos de iluminação. E, sempre que possível, escolha lâmpadas que consomem pouca energia e se aproximam mais da representação da luz natural.

Dicas úteis para iluminar ambientes

  • Priorize, sempre que possível, a iluminação natural, criando espaços e aberturas para entrada da luz solar, direta ou indiretamente.
  • Prefira lâmpadas incandescentes quando precisar reproduzir uma luz natural no ambiente.
  • Economize energia com lâmpadas frias, mas prefira aquelas com espectro amarelo.
  • Evite lâmpadas fluorescentes, por causa do reator externo (lâmpadas de tubo).
  • Use luminárias, abajures e iluminação indireta no fim do dia e à noite, para criar aconchego e economizar energia.

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Hall de Entrada: uma iluminação mais intensa é indicada na entrada da casa para atrair sorte e energia vital (chi), afastando as negatividades. Mas não é preciso exagerar no consumo da luz, basta combinar um belo lustre com cores claras nas paredes e espelho, que ajudam na claridade e na amplitude do espaço.

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Cantos escuros ou vazios: as luminárias de chão são indicadas para iluminar esses cantos e ativar o chi (energia vital).

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Salas de Estar: luzes "amareladas" e com temperaturas baixas tornam o ambiente mais aconchegante. Priorize os cantos da sala para estimular o fluxo de energia.

+ Salas decoradas com Feng Shui

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Home office e sala de estudo: a iluminação uniforme e direta é a mais apropriada para evitar barreiras e incentivar a concentração. Usar uma luminária sobre a mesa de estudo também é bom. As lâmpadas com espectro amarelo estimulam a criatividade e a produtividade.

+ Boas energias para quem trabalha em casa

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Áreas de circulação, escadas, corredores, jardins ou varandas: as lâmpadas halógenas ou dicroicas projetam e indicam caminhos. Recomenda-se bom senso e equilíbrio no número de lâmpadas, nestes casos, para que sejam usadas apenas na quantidade realmente necessária.

+ Feng Shui para escadas

+ Feng Shui para a varanda

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Paredes coloridas, quadros, fotos, objetos de arte: nestes casos, também são indicadas as lâmpadas halógenas ou dicroicas, pois permitem um direcionamento específico do feixe de luz ou da luz de baixo para cima - isso pode ser mais harmonioso para ativar e elevar a energia vital.

+ Como usar fotos na decoração?

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Cozinhas e áreas de serviço: se for possível, priorize a luz natural nestes ambientes ou equilibre-a com uma iluminação de maior intensidade. E opte por lâmpadas frias, já que esses ambientes precisam de muita claridade, por conta de suas funções.

+ Dicas de Feng Shui para cozinha

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Banheiros e Lavabos: claridade e suavidade são indicadas na iluminação destes espaços, principalmente nos menores. Cores claras nos azulejos e espelhos ajudam na amplitude e na claridade, estimulando a circulação de energia vital (chi). Para momentos mais relaxantes, vale combinar com iluminação indireta.

+ Decoração de banheiros e Feng Shui

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Quartos de Bebês e Crianças: a iluminação deve ser moderada e suave. Dimerizadores, ou seja, dispositivos utilizados para variar a intensidade de luz são bem-vindos, assim como luminárias e luz noturna (luz de tomada).

Dicas de iluminação para os cômodos da casa

Quarto: neste espaço a regra é ter menos luz, para melhorar a qualidade de sono, o bem-estar e a renovação de energias. Na hora de dormir mantenha o quarto totalmente escuro e isso envolve desligar eletrônicos e qualquer aparelho que emita luz. A iluminação indicada é a indireta (lâmpadas de intensidade baixa) e abajures.

+ Teste: o que seu quarto diz sobre você?

Consulta com a autora

Ficou curioso para saber mais sobre como iluminar sua casa? Cris Ventura, autora do artigo e consultora em Feng Shui, realiza atendimentos, em São Paulo e por Skype, para ajudar você a harmonizar sua vida, por meio da decoração de ambientes. Para agendamentos e mais informações: crisfengshui@gmail.com

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Cristina Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas. Saiba mais »

contato: crisfengshui@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS