Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Vida Profissional

Ambição: positiva ou negativa?

Esse sentimento nos "segura" ou nos impulsiona?

 

Até que ponto vocês acham que podemos vivenciar ambições? Será que tem algum limite? Será que há alguma barreira entre o viver politicamente correto e ter nossas ambições pelo conforto e luxo? Será que estamos errados em querer tanto algo tão caro e tão esteticamente lindo? Pensem um pouquinho sobre suas vidas e suas vontades para depois continuar a ler o conteúdo deste texto.

Dependendo da forma como vemos esta palavra, a ambição pode ter vários significados, que podem tanto ser negativos como positivos. O interessante está em entendermos que nós não damos um passo em nossas vidas se não temos, mesmo que inconscientes, algum tipo de objetivo em dar esse passo. Mesmo quando nos submetemos as ordens e vontades dos outros, somos nós quem permitimos sermos mais passivos do que ativos em uma situação de vida.

Ter uma ambição é só o primeiro passo. O segundo significa construir os degraus para chegar até suas metas." Ter uma ambição é só o primeiro passo. O segundo significa construir os degraus para chegar até suas metas."

Ter ambição é ter um desejo intenso sobre um objetivo. Isso, por si só já pode atrair para mais perto de nós essa escolha que fizemos - e na verdade, não há nada de errado em qualquer ser humano querer algo. O que pode desvirtuar a força da ambição é o objetivo que traçamos para nós. Por exemplo, uma pessoa humilde que não tem muitas condições financeiras para arcar com as despesas de um celular querer ter um modelo caríssimo, o mais moderno no mercado. Ela pode vir a ter esse objeto, mas custear as despesas geradas não foi incluído nesta ambição. Assim, a força da sua ambição foi gasta de maneira inadequada, não é verdade?

E quando a pessoa se sente na posição de receber uma gratificação, ter um salário maior ou um cargo superior, mas não percebe que a sua energia está parada por dentro? Se ela mesma não mudar nada, o mundo não vai lhe dar nenhum tipo de gratificação. Porque ela só parou no primeiro passo, que foi ter uma ambição. O segundo, que significa construir os degraus para chegar nas suas metas, ainda não foi tirado do projeto.

Como usar a força da ambição a meu favor?

Outro dia, atendi uma pessoa que reclamava que seu fluxo de energia de prosperidade estava parado. E ela chorava e estava aflita para ter dinheiro para pagar suas contas de fim de mês. Depois do atendimento e na mesma semana, seu fluxo de prosperidade voltou a fluir, muitos clientes apareceram. Mas ela voltou em meu consultório com uma nova reclamação ? que ela não estava mais agüentando porque tinha tantos pedidos e não estava nem mesmo dormindo direito. Realmente, as portas de sua ambição foram abertas junto com o encontro de seus objetivos, mas esta pessoa ainda não tinha entendido uma atitude muito simples nós reclamamos quando estamos sem dinheiro e quando ele vem, nós reclamamos que temos que trabalhar para tê-lo. Você percebe o quanto não faz sentido o que esta pessoa faz com suas energias? Ela dá força para o dinheiro vir e quando ele vem, reclama? Você percebe como essa pessoa se autoboicota?

Na vida é assim: quanto mais estamos abertos ao o que o universo nos oferece e criamos uma vontade em nós de produzir atração pelos nossos objetivos, mais a vida nos traz caminhos diferentes, novos e inovadores para chegarmos a nossas metas. Mas muitas vezes nos perdemos no meio do caminho, porque achamos que vai ter um mapa perfeito indicando tudo. Mas a vida e o universo têm leis que não competem a nós mandar e desmandar nos seus trajetos e sim simplesmente entendê-los e aceitá-los como são em grande harmonia.

Dicas para que você use a sua força de ambição a seu favor:

  • 1 Observe quais são os seus objetivos de vida
  • 2 Defina quais objetivos precisam ser focados primeiramente;
  • 3 Se desfaça dos objetivos que são quase impossíveis de serem alcançados dentro de sua realidade atual. Seja mais realista e pé no chão. E apesar de manter o otimismo... não exagere na dose, ok?
  • 4 Observe se você não está sendo confuso em trabalhar com suas energias de ambição. Se algo chega e você não aceita, depois não saia por aí reclamando da vida...

Para continuar refletindo sobre o tema:

À Procura da Felicidade, com Will Smith. É um filme que nos traz uma mensagem maravilhosa sobre ter ambição e não perder o foco. Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Pursuit_of_Happyness.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare