Alimentos na cor laranja colecionam benefícios

Frutas e legumes alaranjados dão energia, retardam o envelhecimento da pele e mais

Alimentos na cor laranja colecionam benefícios

Pesquisas comprovaram o que a Cromoterapia já afirmava: a cor laranja nos traz energia e disposição. Por meio da colorimetria, que é a ciência que estuda e desenvolve métodos para a verificação de cores e tons na natureza, observou-se que alimentos da cor laranja oferecem maior longevidade aos seres humanos e maior capacidade de geração de calor.

Pessoas com índice alto de alfa-caroteno no sangue, antioxidante presente nos alimentos alaranjados, vivem mais e tem menor chance de sofrer doenças cardíacas do que pessoas com pouca ou muito baixa quantidade desta substância. Segundo pesquisas relacionadas à análise de alfa-caroteno no sangue, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, pessoas com alta concentração do antioxidante tinham quase 40% menos chances de morte do que as que não possuíam estes índices. Pessoas com níveis medianos de concentração de alfa-caroteno tinham probabilidade 27% menor.

O alfa-caroteno é considerado um verdadeiro combatente na formação de tumores e cânceres, sendo considerado mais ágil e eficaz que o betacaroteno, agindo também na paralisação do ciclo de multiplicação celular.

Note ainda que o betacaroteno também tem um papel importante, principalmente quando se fala em pele bronzeada. Alimentos como a cenoura, a abóbora e a manga são ricos em betacaroteno – um potente oxidante -, que atua protegendo a pele contra a ação de radicais livres e, logo, retardando o envelhecimento da pele.

Laranja e cenoura: aliadas também na perda de peso

Especialistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) constataram em pesquisa divulgada em 2014 que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite. A bebida deve ser consumida sem açúcar, em até dois copos por dia.

Outro ingrediente alaranjado que vale incluir na alimentação é a cenoura. Por ter grande quantidade de fibras, a cenoura prolonga a sensação de saciedade e ajuda a desintoxicar o corpo, ao acelerar o trânsito intestinal.

Por ter grande quantidade de fibras, a cenoura prolonga a sensação de saciedade e ajuda a desintoxicar o corpo, ao acelerar o trânsito intestinal.

Além destas vantagens, ao consumirmos alimentos na cor laranja, automaticamente estamos nos nutrindo com vitaminas A, C e complexo B, além de sais minerais como fósforo e zinco. De quebra, estamos ganhando dose extra de energia para a rotina diária. Com tantos benefícios, não dá para ficar de fora!

Receita de suco laranja para ter mais energia

  • Suco de 2 laranjas
  • Suco de 1 limão
  • 1 cenoura pequena com casca
  • ½ mamão

Misture tudo no liquidificador e bata até formar o suco. Se preferir, coe e sirva em seguida.

 

Rachel Lopes

Rachel Lopes

Rachel Lopes é chef de cozinha e possui descendência céltica portuguesa. Atua como terapeuta em Homeopatia, Cura Céltica, Sistemas Florais, Reiki, Frequências e Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional, no Rio de Janeiro e em consultas online. Agendamentos por e-mail. Saiba mais: www.cozinhadojardim.com