Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Alimentação na TPM e menopausa

Aprenda o que consumir nestas e em outras fases tipicamente femininas

 

As mulheres precisam cuidar da alimentação para que tenham sempre saúde para muitas conquistas. Os alimentos incluídos no cardápio podem fazer diferença em fases como a menarca, TPM, gestação e menopausa. Confira a seguir:

Menarca

Na adolescência, com a menarca, a primeira menstruação, ocorrem mudanças no metabolismo. Devemos tomar cuidado com o peso nesta fase, como também para o risco de doenças como bulimia e anorexia, que podem se manifestar neste período. Sendo assim, é importante ressaltar que a alimentação equilibrada é para toda a vida e que quantos antes começarmos, melhor será! Portanto, quem não adquiriu durante a infância o bom hábito de ingerir hortaliças e frutas e beber água, vale concentre seus esforços para aprender a gostar. A saúde, assim como uma pele bonita, cabelos brilhantes e unhas fortes dependem disto!

Algumas dicas:

  • Conquiste o hábito de comer devagar, ele será seu aliado durante toda a vida.
  • Comece a refeição com um prato de hortaliças variadas - experimente sem preconceitos.
  • Habitue-se a beber água constantemente: quando sentimos muita sede, é sinal de que já estamos desidratados. Além de que, nosso cérebro pode confundir sede com fome, portanto beber água nos impede de comermos à toa.
  • Realize o desjejum, mesmo que a pressa seja enorme. Quando não comemos pela manhã, vamos diminuindo nosso metabolismo, assim como nossa concentração nas atividades cotidianas. Experimente começar o dia com um pão integral com queijo branco, um copo de leite e uma fruta e veja que investimento poderoso para a sua disposição!

TPM

Para controlar a famosa tensão pré-menstrual, que pode nos acompanhar por um longo período na vida, são conselhos importantes:

  • Aumente ainda mais a ingestão de água e líquidos neste período. Isso evita a retenção de líquidos, comum nesta fase.
  • Evite embutidos (presunto, salsicha, etc), sal em excesso, glutamato monossódico (presente em salgadinhos, "caldos", temperos prontos) para diminuir o edema.
  • Reduza a cafeína (cafés, chás em excesso e estimulantes) para evitar a irritação deste período.
  • Invista em alimentos diuréticos (vegetais verde-escuros, melão, melancia, pepino)
  • Se estiver com vontade de comer chocolate, dê preferência ao meio amargo, rico em flavonóides (atenção na quantidade:3 quadradinhos por dia são suficientes)
Seguindo estas dicas, você passará mais tranquilamente por "aqueles dias".

Gestação

Quando mulher engravida o corpo passa por mudanças importantes, tudo fica mais lento - razão esta que diminui o funcionamento intestinal, muitas vezes provocando uma constipação severa. Há ainda os enjôos matinais, a perda ou excesso de apetite e os desejos....Por isso, são condutas importantes:

  • Experimente comer duas bolachas salgadas ainda em jejum e na cama, mastigando lentamente, para diminuir o enjôo.
  • Auxilia também chupar gelo - não exagere na quantidade e não ingira líquidos com sólidos, separe pelo menos 1 hora entre eles, para diminuir a ânsia.

Em relação ao intestino preguiçoso, que pode acompanhar algumas mulheres além da gestação, considero fundamental a ingestão de água (sim, novamente ela!), as hortaliças - de preferência cruas, iogurtes, que recompõem a microbiota do intestino, e um "coquetel" muito especial: deixar 2 ameixas pretas de molho com um copo de água (quem gosta de ir ao banheiro pela manhã, coloque as ameixas de manhã para beber o coquetel à noite, quem gosta de ir à noite, faça o contrário). Tire o caroço das ameixas e coloque as ameixas com a água no liquidificador, juntamente com 1 fatia fina de mamão, 1 colher de sopa de aveia ou linhaça. Bata tudo e beba sem coar. Quem quiser deixar ainda mais rico, coloque 1 folha de couve, é tiro e queda!

Menopausa

Assim como a primeira menstruação tem o seu nome, a última também tem: é a famosa menopausa. Já climatério é o nome desta fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Os primeiros sinais do climatério (menstruações alteradas em quantidade e fluxo) podem ocorrer vários anos antes da menopausa.

Fatores importantes para a saúde da mulher, já que seus hormônios diminuíram, são: controlar principalmente o cálcio, diminuindo o risco de osteopenia e osteoporose no futuro; proteger o coração, controlando o colesterol e a hipertensão, além de estar atenta as vitaminas do corpo. Um pouco de sol é essencial para garantir um bom aporte de absorção de vitamina D, para que o corpo absorva o cálcio. A vitamina D está presente em peixes (atum, sardinha, salmão - de preferência de água fria), um pouco de manteiga e azeite.

São fontes de cálcio: leite (preferir semidesnatado e desnatado), iogurtes, queijos brancos (ricota, queijo cottage, queijo branco), peixes, acelga, brócolis, couve e nabo. Também podem ser ingeridos como sucos (bater uma folha de couve com um pedaço de pepino e suco de uma laranja ou de uma maçã. Fazer no liquidificador ou na centrífuga.)

Essas condutas são gerais. Para um atendimento personalizado, consulte um profissional nutricionista, que saberá quais são suas necessidades personalizadas.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS