Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Prosperidade

Algum padrão familiar prejudica sua prosperidade?

Reflita se herdou dificuldades que impedem progresso na sua vida

 
Imagem: Istock

É comum as pessoas chegarem ao meu consultório e desejarem uma mudança em alguma área da vida pela qual passa por uma crise ou conflito. Ao longo do processo elas refletem, fazem as tarefas solicitadas, mas, ainda assim, parece que continuam incomodadas pelas mesmas questões. Então, alguns se perguntam: "sabe aquela sensação que, por mais que queira e tome atitudes, sua vida não sai do lugar?" ou "é como se você estivesse preso em porta giratória e, por mais que tente, não consegue ir além". Talvez estas pessoas estejam vivenciando um fenômeno que o psicólogo francês Vicent de Gaulejac chamou de Neurose de Classe.

Basicamente a neurose de classe é um mecanismo inconsciente que nos impede de ir além dos nossos antepassados. Já expliquei sobre a lealdade invisível neste artigo, que diz respeito a algumas expectativas que existem e se fazem cumprir por todos os membros da família, e esta é uma das maneiras de ela atuar em nossas vidas.

Mas como ela age e como identificá-la? Para saber se está preso nesta armadilha do inconsciente, analise profundamente suas questões, geralmente as profissionais e/ou financeiras. Responda as questões abaixo:

  • Você ganha e perde dinheiro com facilidade?
  • Tem histórico de falências em sua família?
  • É o único da sua família que possui curso superior, mas não consegue se dar bem na carreira escolhida?
  • Nunca consegue ser promovido, passar em provas, ou melhorar de emprego?
  • Por mais que se qualifique, sempre sente que não está pronto para atuar em sua profissão?
  • Ou consegue ter uma vida satisfatória profissionalmente, mas sente uma culpa inexplicável por ter uma boa situação financeira?

Estas são apenas algumas questões que, se respondidas afirmativamente, podem ser indícios de que a lealdade invisível está atuando através da neurose de classe.

Crises e medos que soam familiares prendem você à zona de conforto

Conscientemente queremos ter uma vida melhor que nossos pais ou avós tiveram. Mas como somos leais às nossas famílias, não nos permitimos o progresso, pois desta forma estaríamos traindo nossos antepassados.

Além disso, existe o medo do desconhecido. Afinal, ficar em uma situação de crise ou conflito pode ser mais confortável, já que é mais familiar, do que mudar para uma vida que não sabemos o que nos espera. Parece incongruente, pois ninguém deseja sofrer. Mas o inconsciente cumpre as leis da família, e isto independe do sofrimento causado por alguma circunstância. É o caso das pessoas que vivenciam situações de sofrimento constante e ainda assim não conseguem fazer novas escolhas e realizar as mudanças almejadas.

O mais difícil é romper com velhos padrões e regras da família para arriscar e traçar nosso próprio caminho. Mesmo porque pode ser uma questão de até 4 gerações passadas que vão se repetindo ao longo do tempo, até que alguém decida realmente realizar a mudança. Neste momento, a ajuda de uma psicoterapia que tenha este olhar sobre a família pode ser essencial. Apenas fazendo a árvore genealógica, identificando os padrões familiares e talvez realizando alguns rituais é que podemos honrar nossos antepassados e seguir um novo rumo em nossa caminhada. Negar as origens nunca será a solução. A ideia é compreender, aceitar e elaborar, para só assim conseguir realizar alguma mudança e sair do ciclo vicioso de caminhar sem sair do lugar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Maria Cristina

É psicóloga e atende em consultório em BH. Tem amor pela profissão e o desejo constante de auxiliar as pessoas a enfrentar suas crises e a buscar o autoconhecimento. Saiba mais »

contato: mariacristinapsi@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare