Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Água, um agente de vida saudável

O equilíbrio da água harmoniza também nossas emoções e mente

Por: Ideny Ianez

 
Imagem: iStock

A água é saudável não só para o nosso físico, ela é importante também para nossa condição emocional, mental e espiritual. Qualquer mudança no ambiente exige de nós mudanças e adaptações em nossa forma de interação com ele, para que exista uma manutenção de nossa condição natural da vida. Sob intenso calor, por exemplo, nosso organismo é mais solicitado em sua condição fisiológica e age em favor da manutenção de sua saúde. A elevação demasiada da temperatura ambiente provoca em nosso corpo uma busca por equilíbrio, e por isso suamos. O suor é uma maneira do corpo se refrescar e voltar a sua temperatura ideal.

Nosso organismo usa sabiamente o elemento água para buscar uma harmonia com o ambiente e manter a memória em nossos corpos de sua condição natural e saudável. Nós também instintivamente buscamos esse equilíbrio quando submetidos a um intenso calor, ingerindo água ou nos banhando, imitando a sabedoria da natureza.

Nosso planeta é em sua maior parte formado por água, assim como nosso corpo. O calor excessivo faz com que desidratemos e percamos água, e isso implica em sérias consequências para nossa saúde. Em nosso mundo físico, a água é um agente de vida importantíssimo para a nossa fisiologia. Ao perdemos água, perdemos vida.

Falta de água afeta nossas emoções

Diante do atual desafio das mudanças climáticas e aquecimento global, ficamos mais vulneráveis, pois nosso organismo gasta grande quantidade de água. Desidratamos fisicamente, mas precisamos entender que a falta deste elemento provoca uma secura em diversos níveis nossos e pode nos "desertificar" emocionalmente. Ao nos tornarmos "secos", passamos a entrar em constante atrito, perdemos nossa condição de fluência na vida, ficamos sem mobilidade e nos arrastamos fisicamente"Ao nos tornarmos "secos", passamos a entrar em constante atrito, perdemos nossa condição de fluência na vida, ficamos sem mobilidade e nos arrastamos fisicamente"

, e a qualidade de nossa comunicação e expressão emocional fica comprometida.

Quando algo externo a nós nos invade emocionalmente, seja por tristeza ou mesmo por alegria, muitas vezes choramos. A lágrima pode ser compreendida, então, como um agente de manutenção de um estado harmonioso, que expressa o que estamos sentindo, e busca trazer um equilíbrio entre nossas dimensões física e emocional.

Efeitos que vão além do físico

Vivemos num mundo não só físico, mas também sutil, em constante interação física, emocional, mental e espiritual. Estamos mergulhados em um mar de energias, que é o conjunto de todas essas dimensões, física e sutis de todos os seres, e de tudo que existe. Precisamos estar conscientes destas dimensões e interações, e atentos e preparados para lidar com elas.

Voltando ao nosso exemplo, o calor é uma manifestação de energia. Esta energia é térmica e se movimenta de um corpo para outro, devido a uma diferença de temperatura - basta lembrarmos que se estamos mais frios que o ambiente, tendemos a esquentar, e vice-versa."o calor é uma manifestação de energia. Esta energia é térmica e se movimenta de um corpo para outro, devido a uma diferença de temperatura - basta lembrarmos que se estamos mais frios que o ambiente, tendemos a esquentar, e vice-versa."

Hoje podemos inclusive visualizar esta interação, que geralmente é invisível aos nossos olhos, pois já existem equipamentos de infra-vermelho, como aqueles utilizados por policiais, que registram a interação de um corpo com o ambiente externo e mostram esse movimento energético através de uma imagem.

Além da camada de calor que todos nós temos, apresentamos ainda outros tipos de energias invisíveis, as quais nem tomamos conhecimento, mas que fazem da parte da nossa realidade. Somos uma complexa rede energética em constante interação, e nossa qualidade de vida depende da nossa consciência e compreensão acerca dessas interações energéticas sutis.

Tenho recebido relatos de diversas pessoas que sentem um cansaço extremo que vem e vai várias vezes ao dia, e uma incapacidade de interação com aspectos externos, como não suportar sons em alto volume ou sentir mal-estar ao permanecer dentro de lugares fechados, mesmo que no ambiente haja ar condicionado e a temperatura esteja agradável. Para estes casos, podemos citar, por exemplo, a influência do ar condicionado, que auxilia na redução da sensação de calor, mas também resseca o ar, tornando necessária a umidificação do ambiente.

Em todas essas situações, estamos falando é de uma falta de água e de uma secura com efeitos que vão além do físico, pois também afetam nossas dimensões emocionais e mentais. Ao umidificarmos o ambiente a nossa volta, ou tomarmos um banho, auxiliamos nosso ser como um todo a restaurar o equilíbrio quando sofremos esse tipo de perdas e desequilíbrios energéticos.

Água como um agente da consciência

A percepção do potencial da água no transporte e na manutenção da harmonia energética e do seu poder equilibrador para uma vida saudável são as bases do desenvolvimento da Acquântica - como essências harmonizadoras e banhos energizadores - em sua contínua busca pela harmonia nas constantes e sutis interações a que o ser humano está sujeito.

É muito importante que cada um de nós descubra o valor da água como um agente da consciência, pois sem ela perdemos a nossa capacidade de evolução consciente e a manutenção da vida no planeta Terra.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Ideny Ianez

Ideny Ianez

Ideny Ianez é formada em Física, escritora,terapeuta floral e criadora do Sistema de Tratamento Energético Acquantica - http://www.holis.com.br/terapias/acquantica-terapia

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS