Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Acupuntura Veterinária traz saúde aos animais

Tratamento equilibra energia corporal e previne doenças nos bichos de estimação

Por: Kathe Colomba

 
Imagem: Dollar Photo Club

Nos animais, o princípio da Acupuntura utilizado é o mesmo da que é feita em pessoas, segundo o qual o especialista identifica os pontos pelos quais a energia vital não circula e, a partir daí, desenvolve o tratamento. Com isso, é possível atenuar sintomas mais urgentes e descobrir a origem da doença.

Para entender como esta técnica milenar funciona, imagine um campo de tulipas, com suas faixas coloridas e aroma suave. Cada flor tem sua individualidade, mas compõe também as imensas faixas paralelas que formam o campo. Além da terra, rica em alimento, longas mangueiras atravessam toda a sua extensão em todas as direções, levando água pura e nutrientes, assegurando o crescimento e a vida dessas flores.

Acupuntura é sinônimo de bem-estar e alívio da dor

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) vem se desenvolvendo há mais de 3 mil anos, baseada na observação dos padrões da natureza e sua correlação com os distúrbios da saúde. O estudo da imensa complexidade dessas interações permite um olhar mais profundo e detalhista em comparação à Medicina Ocidental, trazendo assim grande vantagem e maior repertório de tratamento. Não significa, porém, que essa deva ser abandonada; muito pelo contrário. Muitos casos de sucesso são alcançados com a associação dos dois, principalmente em casos em que uma cirurgia é necessária.

O princípio baseia-se em equilibrar a energia do corpo, ou Qi."O princípio baseia-se em equilibrar a energia do corpo, ou Qi."

Todos nós nascemos com certo volume de Qi que vai sendo gasto ao longo da vida. O Qi é formado basicamente por dois aspectos, Ying e Yang, que se complementam e cujo equilíbrio é um dos fatores fundamentais para a saúde e a longevidade. Os chamados fatores patogênicos alteram essa harmonia, fazendo com que o Yin se sobressaia ao Yang ou vice-versa, gerando então as doenças. Esses fatores podem ser vento, calor, umidade ou frio. Quando em excesso, podem estragar uma colheita inteira!

Cada doença tem um padrão (ou mais) que deve ser interpretado corretamente e então tratado. Existem canais ou meridianos por onde o Qi circula, que funcionam como as mangueiras que levam a água para cada tulipa. Quando há uma interrupção desse fluxo, a água não nutre aquela região e, portanto, causa deficiências. Pode ser também que em um canto a energia esteja mais deficiente que em outro; nesse caso, pode-se mobilizar essa energia, fazendo com que ela circule de maneira mais homogênea.

Como é feito o tratamento em cães e gatos?

No Brasil, utilizam-se mais comumente as agulhas, também chamada de acupuntura seca. O estímulo é feito através de agulhas específicas cuja espessura permite uma inserção indolor."O estímulo é feito através de agulhas específicas cuja espessura permite uma inserção indolor."

O acupunturista escolhe uma combinação de pontos em vários meridianos, já que cada ponto possui uma função específica. O tempo dessa inserção pode variar de 15 a 30 minutos, dependendo do foco do tratamento, cronicidade e gravidade da doença. Normalmente os animais aceitam muito bem as agulhas, sentindo até um pouco de sono durante a sessão.

Além das agulhas, os pontos podem ser estimulados de diversas outras formas, com os dedos, magnetos, moxabustão, corrente elétrica (eletroacupuntura), stipers, fármacos, diapasões etc.

Quando devo pensar em acupuntura para o meu melhor amigo?

A Acupuntura tem uma ampla abordagem terapêutica em várias doenças e desequilíbrios do organismo, desde dores musculares, articulares ou de coluna, passando por alterações neurológicas como a epilepsia, doenças hormonais e de pele, até o tratamento paliativo do câncer."A Acupuntura tem uma ampla abordagem terapêutica em várias doenças e desequilíbrios do organismo, desde dores musculares, articulares ou de coluna, passando por alterações neurológicas como a epilepsia, doenças hormonais e de pele, até o tratamento paliativo do câncer."

Muitas vezes é preciso algumas semanas de tratamento para reorganizar as funções energéticas de meridianos e órgãos, principalmente quando a raiz do problema (também chamada causa de base) não é tão aparente. Quando os sintomas não são urgentes, as causas de base são sempre o foco mais importante; ao entendermos o porquê da doença, é possível tornar o tratamento mais inteligente. Mesmo que a correção do solo leve mais tempo, o trabalho compensa, pois nossas flores terão mais potencial e saúde!

Toda doença é precedida por um desequilíbrio energético, portanto a manutenção do livre fluxo de Qi vital pode ajudar muito na prevenção de uma série de sintomas. Assim como o fluxo correto de água cristalina nutre as flores e predispõe o desenvolvimento do seu maior potencial, o tratamento através da acupuntura é sinônimo de saúde para os animais ao longo de toda a sua vida.

Referências bibliográficas:

  • MACIOCIA, G.. Os Fundamentos da Medicina Chinesa. Roca, 2ª ed., 2007.
  • SCHWARTZ, C.. Quatro Patas Cinco Direções. Ícone, 2008.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Kathe Colomba

Kathe Colomba

Kathe é Médica Veterinária especializada em Reabilitação Integrativa, com ênfase em Terapias Manuais. Contato: kathe@quirotherapy.com

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS