Carregando pagina

Amor > Relacionamento

A Vênus e as faces do amor

A posição de Vênus em seu Mapa revela como você vive e entende o amor

 

Comecemos este artigo com uma dica prática, bem objetiva: você gosta de livros e artigos que falam sobre signos? Quando o artigo é bem escrito, dá gosto de ler. Mas fique sabendo que, se você quiser saber sobre a sua vida afetiva, é bem provável que você tenha que ler sobre outro signo. Ou seja, o fato de você ser taurino(a) não implica necessariamente em identificação quando você abrir o capítulo que fala de "Touro e o amor". Tudo isso por causa de Vênus. Vênus, para a Astrologia, representa a função afetiva. Mais diretamente, é a forma como expressamos os nossos afetos, representa também nossos gostos e apreços. É a forma como vivemos e entendemos o amor.

Dito tudo isso, vale aqui uma explicação técnica: quando somos de um signo, a posição que Vênus ocupa em nossos mapas astrais pode ser a de dois signos antes, dois signos depois ou o mesmo signo ativado pelo Sol. Exemplificando: digamos que você seja do signo de Libra. Você pode ter Vênus em Leão, Virgem (os dois signos anteriores), Libra (o mesmo signo), Escorpião ou Sagitário (os dois signos posteriores). Você é do signo solar de Libra, mas a sua "forma de amar" pode ser leonina, virginiana, libriana, escorpiana ou sagitariana. Ainda a título de exemplo, digamos que você seja de Libra com Vênus em Escorpião. Se você, de posse de um livro de Astrologia, for ler o capítulo "Libra e o amor", provavelmente não se identificará tanto quanto se identificaria caso lesse "Escorpião e o amor".

É por essas e outras que muita gente não se identifica com algumas coisas que lê em livros sobre signos. Ainda sobre o exemplo acima citado, tem-se que Vênus em Escorpião é um tipo ciumento. Mas o fato de você ser de Escorpião não implica em ser, necessariamente, uma pessoa mais ciumenta do que o normal. Se você for de Escorpião com Vênus em Libra ou Sagitário, por exemplo, será do tipo que dá bem mais liberdade para seu parceiro. Em contrapartida, se for de Sagitário ? que é um signo em geral bem "relax" ? nada garante que você será uma pessoa igualmente relaxada nas questões afetivas. Se tiver Vênus em Escorpião, será um tipo muito ciumento.

Além do signo ativado pelo planeta Vênus, é importante também verificar quais os aspectos que este planeta faz com outros planetas do sistema solar. A análise da Vênus "pura" no signo já é bem melhor do que avaliar apenas o signo solar, mas a análise completa só se dá quando observamos também os ângulos existentes entre os planetas, os chamados aspectos.

Formas elementais e rítmicas

Basicamente, podemos dizer que existem quatro formas elementais e três formas rítmicas para Vênus. Multiplicando 4 por 3, temos 12 signos.

As quatro formas elementais são o Fogo, a Terra, o Ar e a Água.

A Vênus de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) é um tipo que sente a profunda necessidade de estar sempre apaixonado(a). O amor é uma aventura que demanda sempre novos projetos, viagens, atividades, e o tédio e a rotina são sentidos como uma morte. Para este tipo, amar é viver, e o amor é sentido como algo leve, alegre, em que as liberdades individuais são respeitadas. O perigo, para este tipo, está na dificuldade em aceitar que nem sempre as coisas são tão "animadas" assim. A rotina lhe dói mais do que em outros tipos.

A Vênus de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) prima pela sensualidade, pelo apreço de demonstrações físicas de amor. É uma das posições mais sensuais (e sexuais) de Vênus. A Vênus terrestre aprecia todas as coisas boas e carnais que a vida tem a oferecer, e não apenas bom sexo ? boa comida, conforto, etc. Os tipos terrestres correm o risco de eventualmente serem acusados de "mudos", pois seus afetos são mais internalizados, mas o fato de um afeto tender ao introvertido não significa afeto inexistente.

A Vênus de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) é o tipo que mais aprecia a comunicação nos relacionamentos. Amar, para este tipo, não implica apenas em demonstrações físicas de afeto e carinho. É preciso dizer, ouvir. Sendo um tipo social, a Vênus de Ar aprecia situações nas quais possa interagir com tipos variados de pessoas. Tipos assim costumam não ser muito seguros nas relações, demandando sempre demonstrações de segurança.

Por fim, a Vênus de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) perfaz um tipo carinhoso, dedicado, geralmente ciumento e extremamente apegado. O amor é sentido no contexto das relações íntimas, sem interações sociais extremas, ou seja, é o mundo do "eu e você numa ilha deserta". O lado negativo deste tipo envolve possessividade, ciúme e a ilusão de que um casal se torna a fusão de um ser único.

As três formas rítmicas são a forma Mutável, a forma Cardinal e a forma Fixa. Os tipos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) são afetivamente mais instáveis e oscilantes. Têm, como qualidade, a capacidade de viver relacionamentos com uma boa dose de flexibilidade. Como defeito, oscilam do quente ao frio às vezes no mesmo dia! Os tipos fixos (Touro, Escorpião, Leão e Aquário) são mais estáveis, firmes, constantes em seus afetos, mas também muito dominadores em seus relacionamentos. E, por fim, os tipos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) são os mais voluntariosos ? quando identificam o que querem, vão na direção do objeto amado, com muita tenacidade.

Enfim, como você pôde verificar, o amor está no mapa, mas não necessariamente como o signo do Sol, e sim nas imagens de Vênus, cujo nome vem justamente da deusa romana do amor. Estude o signo de Vênus em seu mapa e tenha mais conhecimento dos seus processos afetivos. Fará uma grande diferença em seu entendimento da sua própria forma de viver as relações.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Alexey Dodsworth

Astrólogo há quase 30 anos, é escritor, membro da MENSA e atualmente cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza. Tem ampla experiência em ensino de Filosofia, já tendo sido consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação. Saiba mais »

contato: alexey-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare