Solange Lima
Por Solange LimaLeia em 6 min.09/05/2012 

A terapia do toque aliada às cores

Entenda os efeitos da cromoterapia no shiatsu ou massagem relaxante

Entenda os efeitos da cromoterapia no shiatsu ou massagem relaxante

A terapia do toque aliada às cores

Em uma massagem relaxante ou uma sessão de shiatsu, nas quais são trabalhados pontos específicos de dores ou meridianos, a cromoterapia pode potencializar o atendimento, trazendo maior bem-estar e aliviando o estresse e a ansiedade.

Isso ocorre porque as cores atuam no nosso corpo, principalmente em nossos campos de energia (chakras), fortalecendo e equilibrando-o. Em apenas uma sessão de massagem em conjunto com a cromoterapia a pessoa já percebe melhora – e continua a sentir os benefícios por até 24 horas depois.O mais indicado é que se faça pelo menos uma sessão por semana durante um período de 1 a 2 meses.

Aliada ao toque, a cromoterapia pode ser usada para tratar de problemas como insônia, medos, síndrome do pânico, depressão, transtornos de ansiedade e dores nas articulações, musculares, dores de cabeça, enxaqueca, dentre outras.

As cores que trazem mais relaxamento e bem-estar durante uma sessão de shiatsu ou massagem são: verde e azul.

O verde traz equilíbrio e não é contra indicado em nenhuma situação. É a única cor que pode ser usada sempre nos atendimentos.

O azul atua nos sistema nervoso, vascular e muscular. É calmante e analgésico. Indicado nos casos de estresse, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, insônia, irritabilidade, insegurança, ansiedade e neuroses.

Cada cor tem sua função e está ligada a um chackra e um órgão do nosso corpo, por isso é muito importante sempre procurar um cromoterapeuta, especialista com conhecimento das cores e suas funções.

Experimente uma visualização usando o verde ou o azul

Tente fazer um exercício rápido: se você tiver facilidade em visualizar mentalmente as cores e estiver ansioso e passando por momentos de stress, use o verde e o azul em visualizações.

  1. Feche os olhos e imagine a cor verde como um feixe de luz entrando no topo da sua cabeça e descendo lentamente até os seus pés.
  2. Faça a mesma coisa com o azul na sequência. Perceba como só de fazer isso seu coração já está mais desacelerado e você está mais calmo e tranquilo, respirando melhor.

Este exercício pode ser feito todos os dias, pelo menos uma vez ao dia.

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.