Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

A gordura que faz bem à saúde

Ômega 3 controla o colesterol e combate uma série de doenças

 

Se você está acostumado a ouvir que comer gordura faz mal à saúde, talvez mereça rever alguns conceitos sobre sua alimentação. De acordo com a nutricionista Bruna Murta, o Ômega 3 é um tipo de gordura benéfica ao organismo, capaz de controlar o colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e combater a depressão. O óleo é encontrado principalmente na semente de linhaça e em peixes de água profunda, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala.

"O ômega 3 é um óleo essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo. A substância é rica em gordura insaturada, responsável por manter nossas membranas celulares saudáveis. Por outro lado, os alimentos industrializados e de origem animal possuem muita gordura saturada e trans, que prejudicam o corpo e desencadeiam doenças", explica a especialista que trabalha na Rede Mundo Verde.

A responsável pela ação anti-inflamatória do óleo é uma substância chamada EPA, que auxilia no tratamento de doenças dessa natureza e da obesidade, reduzindo o inchaço corporal. A gordura ainda atua na prevenção e tratamento da depressão, contribui para a memória e acelera o processo de assimilação de informações, especialmente em crianças. "O Ômega 3 contém DHA, essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro", esclarece a nutricionista.

De acordo com a nutricionista, o Ômega 3 deve ser consumido diariamente, mas com moderação. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar a substância. "Como todo óleo, ele fornece 9Kcal por grama. Portanto, é calórico e como todos os tipos de gordura", ensina.

Aliado do coração

Dentre os inúmeros benefícios do Ômega 3 está o combate ao colesterol. O óleo eleva os níveis de HDL, responsável por retirar do organismo o excesso de colesterol circulante, e evita a deposição de substâncias maléficas às paredes dos vasos sanguíneos, como o LDL. Além disso, essa gordura do bem regulariza os níveis da pressão arterial e tem importante papel na prevenção e no tratamento de diabetes, artrite, distúrbios de pele e até câncer. Neste último, o óleo inibe diretamente a proliferação celular de tumores.

A nutricionista Natalia Lautherbach reforça que todas as gorduras insaturadas possuem ações benéficas ao organismo. "Os Ômegas 7 e 9, por exemplo, também são aliados à saúde do coração e responsáveis por reduzir as taxas de colesterol sanguíneo. O primeiro é encontrado no óleo de macadâmia e tem propriedades rejuvenescedoras. Já o Ômega 9 está presente no azeite de oliva extravirgem, castanhas, nozes, amêndoas e abacate", lista.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS