Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

A felicidade que está em cada dia

Veja como aplicar a Psicologia Positiva no seu cotidiano

 

"Tristeza não tem fim, felicidade sim", já diziam os poetas Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Mas será que os momentos alegres têm mesmo prazo de validade? De acordo com a diretora do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento, Dra. Lílian Graziano, a sensação de bem-estar depende da avaliação que cada um faz de sua própria vida. E para ser feliz, a pessoa deve ter experiências emocionais agradáveis, baixos níveis de sentimentos negativos e alta satisfação em relação à vida.

No entanto, a especialista acredita que não existe um estado permanente de felicidade, já que todos podem ter alterações de humor. Para viver melhor, é importante que cada pessoa desenvolva suas emoções e habilidades positivas."Para viver melhor, é importante que cada pessoa desenvolva suas emoções e habilidades positivas." "Certa vez me reuni com alunos que tinham desempenho acadêmico abaixo da média. Nos encontros, trabalhamos apenas alguns exercícios para praticar a gratidão, o perdão e a recompensa pelos esforços, por exemplo. Depois disso, todos os estudantes aumentaram seu desempenho escolar, mesmo que nas reuniões jamais tratássemos dos conteúdos de quaisquer disciplinas", exemplifica a especialista.

Emoções positivas

A Psicologia Positiva prega que é preciso levantar a discussão de temas como virtude, caráter e felicidade humana. Segundo Lilian, a ideia é se diferenciar da psicologia atual, que foca no modelo de doença e busca entender os aspectos mais difíceis da vida de cada um. O modelo positivo da psicologia quer estudar os recursos que o ser humano possui para a conquista de uma vida feliz.

Dessa maneira, a Psicologia Positiva pode ser aplicada dentro de casa, no grupo de amigos ou até no trabalho. "Pretendemos sempre enaltecer os aspectos funcionais do indivíduo, tais como a felicidade e as emoções positivas. Afinal, descobrir nossos verdadeiros potenciais pode fazer a vida valer mais a pena", ensina a psicóloga.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS