Carregando pagina

Futuro > Metas

7 atitudes sustentáveis para alcançar seus objetivos

Correr atrás de metas é importante, desde que não perca de vista seus reais desejos

 
Imagem: Foter

Muito comuns nos dias de hoje, o excesso de informação e exposição da "vida real" nas redes sociais têm resultado em um distanciamento interno e uma desconexão cada vez maior das pessoas com elas mesmas. Cada vez mais, as referências são externas, as experiências são de outrem e a realidade uma grande ilusão.

Os objetivos passaram a ser construídos a partir da ótica do outro. Desse modo, tudo fica bem mais distante de se tornar real e sustentável. Quero deixar claro que considero importante e necessário buscarmos referências positivas e inspirações em casos de sucesso. Porém, é fundamental que estejamos conectados conosco, com nossos princípios, valores e principalmente com a nossa realidade. Senão, a grama do vizinho sempre nos parecerá mais atraente que a nossa própria.

É importante termos consciência de que aquilo que funciona para mim, pode não funcionar para você e vice-versa. E não há problema algum nisso. Afinal de contas, cada um possui sua própria individualidade. E quanto mais desconectados de nós mesmos, mais distantes estaremos de alcançar nossos objetivos.

Abaixo, irei apresentá-los 7 atitudes sustentáveis para ajudar você a alcançar seus objetivos. Confira!

1 - Viva o presente

Um grande erro que a maioria das pessoas comete é focar no passado ou no futuro, esquecendo que o aqui e agora é o melhor de todos os tempos para mudar ou melhorar. O passado já foi e não volta mais, por melhor que tenha sido. Portanto, deixe de lado qualquer outro tempo que não seja o presente e usufrua as maravilhas de estar no aqui e agora. Afinal de contas, seu futuro é construído no presente. (Confira aqui uma respiração para focar no agora).

2 - Desenvolva os 4 As

Os 4 As são: Autoconhecimento, Autoaceitação, Autoestima e Autoconfiança. Um processo de desenvolvimento contínuo que deve ser feito sempre que possível.

Busque maneiras de se conhecer, seja fazendo terapia convencional ou alternativa, coaching ou Meditação, lendo livros da área, consultando profissionais diversos, enfim, não importa como, o importante é que você descubra o melhor caminho para se conhecer melhor. Pois é através do autoconhecimento que você terá condições de reconhecer suas qualidades e defeitos, e a partir daí potencializar o que tem de positivo e administrar seus desafios, se aceitando tal como você é.

Quando as pessoas se aceitam e se respeitam, automaticamente conseguem estabelecer uma relação mais plena consigo mesmas, elevando sua autoestima. Isso resultará num processo de aumento da autoconfiança e trará resultados extremamente positivos para a vida de qualquer um. Pratique os 4 As e transforme sua relação com você mesmo.

3 - Dedique-se a colher informações

Acredite na força do conhecimento. Nunca "compre" uma ideia pela aparência. Busque sempre se informar a respeito. Faça novas alianças, tenha uma visão global e procure referências, tendo pelo menos 3 fontes de informação para cada tema que buscar conhecer. Levante os prós e contras de toda e qualquer decisão que você irá tomar. E só depois de efetivamente entender sobre o assunto, faça o movimento. O conhecimento é o melhor caminho para chegar aonde você deseja.

4 - Valorize sua experiência

Busque sempre no seu "HD interno" lembrar de situações que viveu e como reagiu a cada uma delas, e que aprendizado tirou de cada situação. Muitas vezes, temos a respostas prontas dentro de nós, basta acessá-las.

Uma dica: Se nunca fez esse tipo de exercício, a partir de agora procure anotar todos os pontos interessantes que você aprendeu no decorrer da sua vida. Deixe este "documento" dentro de uma pasta e sempre que necessário volte e reveja tudo que escreveu.

5 - Adote o inconformismo saudável

O famoso 120%, vá além. Respeitando o seu bem-estar, pare e pergunte-se: "O que eu posso fazer a mais?". Muitas vezes somos pegos por um sentimento de acomodação, até pelo fato de não nos conhecermos e não sabermos de fato o nosso verdadeiro potencial. Portanto, sempre busque se superar e buscar maneiras de fazer mais e melhor. Você irá perceber que pode muito mais do que imagina.

6 - Tenha sempre um plano B

Todo bom estrategista deve ter "na manga" um plano B. Estar preparado para as contingências e para o imprevisível é uma atitude que demonstra inteligência e bom senso.

Muitos objetivos podem ser revisados e isso não é demérito algum, muito pelo contrário, é sinal de flexibilidade e resiliência. Alguns objetivos não dependem exclusivamente de nós e, como mencionado na atitude 5, devemos sempre dar o nosso melhor para alcançar nossos sonhos. Mas, ainda sim, existem variáveis externas que podem influenciar nossos objetivos, e estarmos preparados para esse tipo de ajuste é fundamental para termos sucesso na vida. Nada acontece de uma única maneira. Portanto, tenha sempre o plano A e o plano B, e seja feliz.

7 - Busque exemplos de sucesso

Como mencionei no início do texto, considero importante e necessário buscarmos referências positivas e inspirações em casos de sucesso, desde que estejamos conectados conosco e com a nossa realidade. Se inspirar nos exemplos de sucesso é uma atitude fortalecedora e positiva, mas olhe além das aparências, se inspire em pessoas reais, em exemplos coerentes e aderentes à realidade. Lembre-se que no mundo virtual tudo é possível, portanto, questione sempre e traga exemplos reais e verdadeiros. Busque estar com pessoas positivas e bem-sucedidas, observe como estas se comportam perante o mundo, se são éticas e se suas atitudes são sustentáveis, valorize o que é positivo e se afaste do que coloca você para baixo, deixe o negativismo e o pessimismo e se conecte com o que lhe faz bem e feliz.

Pronto! Agora tente adotar essas 7 atitudes para sua vida. Uma dica: escreva os tópicos principais das 7 atitudes e leve sempre com você, leia pelo menos uma vez por dia e pratique-as. Com certeza você irá colher bons resultados. Quando a gente muda nossas atitudes, o nosso mundo muda também. Boa sorte e até a próxima!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Figueira

Psicóloga, coach e consultora de carreira. Possui formação em Reiki e Pranic Healing, atua também como terapeuta holística. Atendimento presencial e online. Saiba mais »

contato: amanda@amandafigueira.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS