Melissa Setubal
Por Melissa SetubalLeia em 2 min.12/01/2015 Atualizado em 13/06/2018

5 temperos para estimular a fertilidade

Além de saborosas, especiarias também equilibram hormônios

5 temperos para estimular a fertilidade

Todos os dias esse assunto sobre fertilidade, como miomas, endometriose, ovário policísticos e ciclos não-ovulatórios, além de questões emocionais, entre outros. E todos eles podem se beneficiar de alimentos que apoiam o organismo na dinâmica hormonal. Acredito que os mais fáceis de incluirmos na nossa alimentação no dia a dia são os temperos. Não apenas eles trazem mais sabor e diversidade aos pratos que preparamos em casa, como são simples de carregar junto quando comemos fora de casa.

Confira abaixo alguns deles, assim como seus benefícios para a fertilidade e para a saúde.

1 – Canela

Esse tempero tem sido apontado como um aliado importante na regulação dos níveis de glicose e insulina do sangue. Esse equilíbrio é fundamental para um sistema endócrino e uma produção de hormônios sexuais saudáveis.

2 – Vinagre de maçã

Além de também contribuir para harmonizar os níveis de açúcar no sangue, é um excelente depurativo do fígado, apoiando no processo de desintoxicação de toxinas ambientais, da alimentação e do excesso de hormônios, que são algumas das principais causas da dificuldade de engravidar e da infertilidade. O vinagre orgânico é o mais recomendado, por evitar consumir agrotóxicos (a produção de maçã usa altas concentrações) e por seu processamento conservar melhor os benefícios desse alimento.

3 – Cúrcuma

Tem inúmeros benefícios para o organismo por sua ação antioxidante poderosa, incluindo o combate aos danos causados pelo estresse e o excesso de cortisol. Além disso, tem ação direta na produção de progesterona, hormônio feminino responsável por manter o ambiente propício no útero para o óvulo fecundado se desenvolver.

4 – Cominho

Atua combinando os benefícios da cúrcuma, descritos acima, além de ter um efeito de limpeza diretamente no útero, muito conhecido na tradição da medicina Ayurvédica.

5 – Óleo de coco extravirgem

Suas gorduras combinam ação antioxidante e antinflamatória, e são ingredientes essenciais para a produção de hormônios sexuais e o equilíbrio do organismo.

Todos esses temperos podem ser usados diariamente, principalmente se buscamos seus benefícios. Eles são considerados seguros, inclusive porque são usados há milênios por culturas tradicionais. Apenas observe as reações do seu corpo durante as primeiras semanas, para confirmar se não há alguma reação de sensibilidade particular do seu organismo. Ao sinal de qualquer sintoma incômodo, suspenda o uso e observe se o sintoma desaparece, ou se poderia ser outra causa.

Aproveite para usar todos eles em uma receita prática e rápida de lentilhas com especiarias. Clique aqui para saber como preparar.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.