Carregando pagina

Você > Espiritualidade

5 mantras para despertar seus potenciais

Repetição de palavras ajuda a materializar situações positivas

 
Imagem: Julia Freeman-Woolpert via pt.freeimages

A palavra tem poder! Que já não usou esta expressão? Sim, o som realmente tem muito poder e está presente em todo o Universo, como se fosse uma grande sinfonia de estrelas e planetas.

Na nossa sociedade ocidental não costumamos dar muita atenção a este assunto, mas creio que vale a pena experimentar. Os sons que saem de nossa boca têm o poder de materializar situações positivas ou negativas. Você já pensou sobre isso?

O poder da palavra está presente em diversas sabedorias espirituais

Vamos dar um pequeno mergulho nas sabedorias espirituais para refletirmos com um pouco mais de conhecimento. Independente de sua crença ou religião, o objetivo desta reflexão é pensar em como o poder da palavra já está presente entre nós, desde tempos remotos. Se examinarmos com atenção o Novo Testamento, que foi escrito milhares de anos depois do Gênese, ele começa com: "No princípio era o verbo...". Não se vê em nenhum testamento, nem no Velho e nem no Novo, a referência de Deus ter feito a luz, mas sim a criação do fenômeno através da palavra. Mesmo no Gênese, antes da frase "Faça-se a luz e luz foi feita" vem o trecho "e Deus disse". Ou seja, uma referência que o som é que introduziu a luz da criação divina.

Os orientais também falam a mesma coisa em suas escrituras sagradas. Na sabedoria do Oriente, todo o universo é criado quando Deus decide se manifestar com o poder do verbo divino - a palavra. Eles se referem à palavra muitas vezes como a criação do principio feminino, usando "Saraswati" ou, no budismo, como "Kuan Yin".

Na Cabala, o texto da tradição mística judaica fala no poder divino dos sons das vogais. Os rishis, sábios da Índia, chegaram à mesma conclusão em relação a pronunciar as vogais.

Pitágoras também fez referência ao poder do som, quando disse: "as sete esferas emitiram uma vogal para a Terra, as quais juntas tornaram-se a criação de tudo o que existe no planeta".

Estes conceitos anteriores continuam presentes em muitos textos de mestres mais recentes. Na primeira metade do século XX, Blavatsky - que foi fundadora da Sociedade Teosófica - escreveu na "A Doutrina Secreta": "o som é um tremendo poder oculto. Ele tem uma força tão estupenda que a eletricidade gerada por um milhão de Niágaras jamais poderia neutralizar nem a menor potencialidade, quando dirigida pelo conhecimento apropriado".

A cultura milenar dos sacerdotes Havaianos também usou e usa os mantras para realizar curas até nos dias de hoje. O mas popular no momento é o Ho'oponopono, no qual se repete, em qualquer situação que causa conflito, as frases: "Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato".

Mantras: use o poder do som para realizar seus sonhos

Muito pode se falar sobre esse assunto, mas o fato é que o som, além de ser o instrumento principal da criação, segundo as escrituras, também tem um poder latente em nossa consciência. Com conhecimento adequado, podemos usá-lo como mantras (repetição de palavras sagradas), com o objetivo de nos elevarmos espiritualmente ou despertarmos o potencial de bem-estar em nós.

Abaixo, ofereço algumas possibilidades de mantras para você escolher o que melhor lhe serve no momento. A maioria é em sânscrito (mãe das línguas), uma língua que não é mais falada em conversas, mas muito utilizada nas tradições hinduístas e até mesmo no budismo. Os mantras em sânscrito são considerados o som das esferas superiores de luz brilhante e todo o poder e potencial espiritual.

Repetir um mantra sagrado requer autorresponsabilidade sobre a recitação, pois o som age em nosso mundo sem o nosso controle mental."Repetir um mantra sagrado requer autorresponsabilidade sobre a recitação, pois o som age em nosso mundo sem o nosso controle mental."

Portanto, não tentem controlar o mantra com seus desejos, pois seria inútil. O melhor a fazer é usufruir o que o som lhe traz como experiência. E, fora isso, sabemos muito pouco sobre as mil possibilidades que podem se manifestar - e que podem ser ainda melhores que nossos desejos. Então, aconselho, com experiência de causa, que a entrega e a confiança são partes importantíssimas nesta experiência, com a consciência do poder do verbo. Entregue-se a ela!

Gayatri Mantra

Considerado a essência de todos os mantras, uma das mais antigas orações conhecidas pela humanidade. A recitação das palavras deste mantra acumulam energia de luz espiritual fortíssima. Ele invoca a sabedoria para iluminar a compreensão na nossa verdadeira natureza, diz o Mestre espiritual Sri Prem Baba, escritor do Best Seller "O Propósito" (Ed. Sextante / Gmt). Ele indica este mantra, recitado todos os dias, para quem quer ter uma força maior em seu desenvolvimento espiritual.

"Om Bhuh, Bhuvaha, Swaha

Tat Savitur Varenyam

Bhargo Devasya Dhimahi

Dhiyo Yonaha Prachodayat"

A tradução aproximada é:

"Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sob o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie em nossa jornada para a morada sagrada".

Ouça, abaixo, o mantra:

Eu, particularmente, tenho uma memória afetiva com este mantra, pois usei sua repetição 108 vezes, diariamente, nos momentos mais difíceis em minha vida. Além de me acalmar, muitas vezes me deixava feliz, confiante e animada para começar a luta do dia a dia na época. Eu diria que ele me ajudou e ainda ajuda muitíssimo em minha jornada. Este é um mantra que deve ser entoado no mínimo 5 vezes e de preferência pela manhã. Se for possível, entoe-o virado para o nascente - bem sentado, com a coluna ereta e com concentração .

Mantra da ancestral linhagem Saccha

Este mantra sagrado pode ser recitado a todo momento que falte amor, delicadeza, paz, alegria, harmonia, criatividade ou respeito na sua vida. Também pode ser entoado de maneira formal, com você bem sentado, com a coluna ereta. O mantra pode ser cantado, mas sempre com o cuidado de focar o desejo sincero de despertar o amor em você e em todos e tudo a sua volta.

"Prabhu Aap Jago Paramatma Jago

Mere Sarve Jago Sarvatre Jago"

A tradução aproximada é:

"Desperte o amor divino em você. Em tudo e em todos os lugares".

Ouça, abaixo, o mantra:

Om Mani Padme Hum

Este mantra é famoso pelo poder de evolução espiritual e traduzido como "a joia da consciência está no coração do lótus". Lótus é a flor que nasce do lodo, mas que se mantém na superfície da agua, com uma beleza indescritível. O melhor que existe em você pode florescer, não importa onde esteja.

Basta repetir: "Om Mani Padme Hum" quando sentir que precisa despertar essas qualidades em você.

Ouça, abaixo, o mantra:

Om

Considerado um mantra seminal, funciona para cada pessoa de uma forma. Vale experimentar! Ele pode ser recitado em voz alta para curar o corpo físico (emita o som "Aum" e fique 2/3 do tempo com a boca fechada, mantendo o som). Também pode ser entoado em volume médio, para atuar no corpo mental. Por último, você pode repeti-lo apenas mentalmente para cuidar de seu emocional.

*Instruções da Dra. Uma Krishnamurthy, que usa o mantra em seus pacientes. Ela chama de "A Psicologia da Yoga aplicada - cura com mantras".

Ouça, abaixo, o mantra:

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato

Mantra usado no Ho'oponopono - técnica Havaiana de autocura. Invoca seu poder de perdoar, aceitar, se autoresponsabilizar e amar incondicionalmente. Ativa naturalmente a gratidão pela vida e nos torna mais felizes. Resolve todo o tipo de conflito de relacionamentos.

Entenda abaixo como funciona o H'oponopono:

Todos os mantras nos encaminham para a Meditação, pois estimulam o foco sobre uma atividade e, com isso, o silenciar natural da mente. E lembre-se: não acredite em nada que eu digo sem experimentar. Use todas as ferramentas para, ao menos, melhorar a sua vida. Assim, o mundo a sua volta terá a oportunidade de se transformar também. Que o som do verbo do amor acorde em todos nós e em todo o nosso planeta. Boa prática!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS