Carregando pagina

Diversão > Férias

5 dicas para viajar e evitar imprevistos no Brasil e exterior

Guia reúne dicas sobre vistos, bagagem, documentos e mais

Por: DEISE DE OLIVEIRA

 
Imagem: Dollar Photo Club

Está planejando curtir as férias em algum destino dos sonhos, mas não sabe por onde começar? Viajar pelo Brasil, e até mesmo para o exterior, pode ser mais simples do que parece, a princípio. A chance de ocorrer um imprevisto reduz consideravelmente, dependendo da forma como o planejamento da viagem é feito. Por este motivo, é necessário se organizar, lembrando que é importante se organizar antes de subir no avião e curtir o merecido descanso.

Confira abaixo 5 dicas que ajudam você a planejar uma viagem.

Documentos e visto

Ao viajar para o estrangeiro, a primeira coisa que precisa buscar saber é se vai precisar de visto para entrar no país. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, é necessário agendar uma entrevista. Eu recomendo que faça isso com ao menos três meses de antecedência. Para os brasileiros que querem visitar a Europa, o visto é concedido diretamente no aeroporto e, em média, o visto de turismo vale por três meses.

No entanto, se preferir viajar pelo Brasil, basta ter um documento oficial com foto e dentro da validade. Já para os países do Mercosul você deve levar a carteira de identidade com no máximo 10 anos desde a expedição.

Vacinas

Verifique se o local do seu destino pede que o turista tome alguma vacina antes de entrar no país. Algumas regiões do Brasil, assim como países do Caribe e da África, exigem que o viajante tome a vacina de febre amarela. No caso da África do Sul, por exemplo, você não consegue nem embarcar no avião se não tiver o Certificado Internacional de Vacinação em mãos.

Número de malas

Eu sempre digo que quanto menos coisas você levar, melhor e mais barata será a sua experiência. Na Europa a maioria das estações de trem e metrô não tem escadas rolantes, o que torna a viagem bastante difícil se você estiver com malas muito grandes. É importante também verificar com a sua companhia aérea o limite de malas inclusas em seu pacote e o peso máximo.

Dinheiro

Com a inclusão de cartões recarregáveis internacionais na lista de aumento do IOF, hoje em dia vale mais a pena levar dinheiro em espécie e um cartão de crédito para as viagens para o exterior. Você vai gastar de qualquer forma, mas assim ao menos conseguirá juntar milhas.

Seguro Viagem

Seguro viagem é essencial para qualquer pessoa que vá viajar. Para quem vai para algum país da União Europeia, por exemplo, é obrigatório para entrar no país. Sem o seguro é possível ser deportado para o Brasil.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
DEISE DE OLIVEIRA

DEISE DE OLIVEIRA

É uma apaixonada por viagens e autora do blog Viagem Pelo Mundo: http://www.viagempelomundo.com/

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS