Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 2 min.13/07/2015 Atualizado em 21/05/2018

3 tipos de penteados simples

Aprenda a deixar os fios com ar descontraído, sofisticado e sensual

3 tipos de penteados simples

Está em busca de um penteado mais descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado e sensual? Segundo a cabeleireira do Werner Coiffeur, Márcia Scazuzo, tranças e coques estão em alta. Além disso, se você pinta o cabelo e está precisando retocar a cor, pode ficar sossegada. O charme do momento está na diferença de tom entre a raiz e as pontas dos fios.

“Geralmente mechas mais claras dão luminosidade ao rosto. Se você não quer arriscar um visual loiro, pode descolorir somente as pontas do cabelo, com um tom mais claro que a cor natural das suas madeixas. Quem é moreno, por exemplo, pode aderir ao tom mel nas pontas. O visual é o hit do momento”, afirma a especialista.

Mas, antes de pintar o cabelo, é importante escolher uma coloração de qualidade para não danificar os fios. Se as suas madeixas já são pintadas, o ideal é usar semanalmente a máscara capilar de sua preferência, para ajudar a manter a cor dos fios. Para a dermatologista Paula Penna, a escolha de um shampoo apropriado para cabelos tingidos pode ajudar a hidratar e dar mais brilho. “Quando as pessoas pintam os fios é natural que eles fiquem mais opacos e ressecados. Para não ter esse efeito, basta seguir essas recomendações e ter cabelos mais brilhantes e sedosos”, ensina a médica.

Vale lembrar que o sol, mesmo fraquinho e aparentemente inofensivo, também pode apresentar riscos para os fios. De acordo com a dermatologista, mesmo num dia nublado, 80% da radiação ultravioleta atravessa a atmosfera. “Em épocas de calor não tão intenso as pessoas tendem a sair de casa sem usar protetor solar nos cabelos”, alerta Paula. Outro fator muito comum nessa estação, e que pode prejudicar a saúde dos fios, é a ação do vento. “Quando a pessoa fica muito tempo exposta à uma ventania, os fios ficam mais ressecados, quebradiços e sem brilho. Nessas ocasiões é melhor deixar os cabelos presos”, explica a dermatologista.

Para você passar bem longe dos perigos para os fios e deixar seus cabelos na moda, que tal inspirar-se em três tipos de penteado?

Torcidinho

O famoso “torcidinho” é uma ótima opção para quem tem cabelos curtos. Eclético, esse penteado pode ser feito em fios lisos ou cacheados, e até em crianças. Confira como fazer!

  • Para começar, passe um mousse nos fios, aplicando de baixo para cima.
  • Depois disso, use um secador para deixar as pontas viradas para cima.
  • Por último, divida a frente do cabelo em pequenas mechas e enrole-as para trás, prendendo com um grampo no final de cada uma. Se preferir um visual mais sofisticado ou colorido, abuse dos acessórios. Presilhas coloridas e cremes com glitter podem arrematar a produção.

Trança

Esse visual é ideal para cabelos lisos, cortados em formato reto, para a trança não ficar com aspecto “espetado”. Mas as fãs dos cacheados não precisam desanimar. Antes de apostar nesse penteado, basta fazer uma escova.

  • Divida o cabelo em duas partes, no alto da cabeça, e passe uma cera capilar nas duas
  • mechas.
  • Faça uma trança normal ou embutida nas duas laterais da cabeça e prenda as pontas com um prendedor ou elástico.
  • Depois disso, cruze as duas tranças no meio da cabeça, em formato X.
  • De acordo com Márcia, o penteado tem um longo poder de duração e é ideal para usar no dia a dia.

Coque

Precisa de um visual mais descontraído? Então nada melhor do que fazer um coque displicente no alto da cabeça. Esse penteado é uma ótima opção para os dias mais quentes e para quem está com pressa. Rápido e fácil, você vai ficar linda e elegante em pouco tempo.

  • Antes de começar o penteado, pegue um elástico e prenda dois grampos em cada ponta.
  • Faça um rabo de cavalo na altura desejada. Para prender o cabelo, enfie um dos grampos no topo, dê a volta com o elástico no rabo de cavalo e enfie o segundo grampo no prendedor.
  • Separe uma mecha fina do rabo de cavalo e passe em volta do elástico para escondê-lo. Para dar sustentação, prenda essa parte com um grampo.
  • Divida o rabo de cavalo em várias mechas. Torça uma por uma, prendendo-as no couro cabeludo e deixando as pontas soltas. Faço isso até dar uma volta completa no coque.
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.