Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

3 mentalizações para criar a realidade que você deseja

Técnica de Coaching Generativo elimina dificuldades e ajuda a conquistar metas

Por: Margarete Soares

 
Imagem: Bigstockphoto

De repente acontece: a autoestima fica baixa, nos sentimos desinteressantes e extremamente sensíveis. Nada tem graça, não encontramos sentido no trabalho, na vida ou no relacionamento amoroso. Já viveu algum sentimento parecido? Se respondeu "sim", é importante aprender a sair deste estado, que tende a levar você mais e mais para baixo. Por que é como se fosse um círculo vicioso... Algumas pessoas descontam na comida, outras no consumo exagerado de bebidas, enquanto há aquelas que se fecham, se isolam e se deprimem.

Reprograme sua mente para atingir o sucesso

Reprograme sua mente para atingir o sucesso
5 dicas simples de PNL para conquistar objetivos com mais facilidade

Existe uma técnica chamada Coaching Generativo, que tem como base o "centramento" ou o "esvaziamento da mente". Trata-se de uma abordagem que inclui as mais avançadas técnicas de PNL (Programação Neurolinguística), integradas com processos de Hipnose e Transe. Para atingir novos resultados, são transformadas as formas de pensar, sentir e agir, através de exercícios de corpo-mente altamente eficazes. Com eles, é possível ajudar as pessoas a promover uma transformação interior e ter sucesso em qualquer área da vida. Aprende-se a criar algo além do que já existe, seja na vida pessoal ou profissional. A pessoa descobre como ouvir o próprio chamado, desenvolver a intuição e resolver sentimentos de inadequação, preparando o terreno fértil e ideal para o despertar da criatividade inconsciente."A pessoa descobre como ouvir o próprio chamado, desenvolver a intuição e resolver sentimentos de inadequação, preparando o terreno fértil e ideal para o despertar da criatividade inconsciente."

Permitir-se entrar em um estado de relaxamento mente-corpo nem sempre é fácil para todo mundo, especialmente em um primeiro momento. Por isso, costumo compartilhar Meditações guiadas com os Coachees (clientes do Coaching) para ajudar nesse processo de aquietação da mente e estado de presença. É preciso realmente ter disposição para encontrar as respostas que estão dentro de nós. Pode trazer incômodo sair da zona de conforto e se deparar com o desconhecido, mas a recompensa como resultado final faz valer muito a pena.

São muitas as formas como o Coaching Generativo pode trazer luz para questões obscuras e também ajudar a conquistar as metas e objetivos, que muitas vezes enxergamos como difíceis ou impossíveis de serem alcançados.

Hoje, compartilho 3 técnicas de ativação do inconsciente criativo, de forma que você consiga criar a realidade que deseja, em qualquer esfera de sua vida.

Técnica 1 - Autossugestão: mentalize o que deseja criar na sua vida

Através do processo de Coaching Generativo, as pessoas aprendem a perguntar não para família, cônjuge ou amigos o que eles acham de tal coisa - e muito menos para a mente cognitiva, que muitas vezes boicota toda e qualquer possibilidade de arriscar, por puro medo. Aprende-se a fazer perguntas para o inconsciente criativo. É um trabalho que mexe com a energia interior, através de um alto nível de relaxamento e concentração em si próprio. Esse estado é fundamental para levar a pessoa de um estado negativo e de desesperança até o estado que ela almeja, fazendo uma verdadeira ponte "milagrosa".

Portanto, para praticar o exercício em si, é fundamental que a pessoa entre num estado de aquietação da mente. Isso quer dizer que precisa estar de olhos fechados, sentada ou deitada confortavelmente, prestando atenção na respiração.

Uma vez que a pessoa está relaxada e tranquila, ela é convidada a responder:

"Se eu não tivesse medo, se ninguém me dissesse que é difícil ou impossível, se eu não me importasse com a opinião dos outros, o que eu gostaria de fato de criar na minha vida?".""Se eu não tivesse medo, se ninguém me dissesse que é difícil ou impossível, se eu não me importasse com a opinião dos outros, o que eu gostaria de fato de criar na minha vida?"."

No começo, os pensamentos e as sensações que se apresentam podem parecer sem sentido, confusos, mas permita que o inconsciente trabalhe ativa e criativamente. Deixe vir espontaneamente as imagens que representam a realidade que você intuitamente gostaria de experimentar. Perceba como você se sente diante dela. Deixe a imaginação fluir, liberte-se de seus próprios julgamentos e paradigmas. Procure fortalecer esta autossugestão com mais elementos, como:

  • Quais recursos (habilidade, qualidades) você já tem que podem ajudar a alcançar essa meta?
  • Quem poderia colaborar também com o que deseja (alguma referência, talvez um mentor)?
  • Sinta a energia no seu corpo como se você já estivesse vivendo essa nova realidade.

A abordagem generativa acredita que, ao integrarmos corpo, energia e inconsciente ativamos internamente todos os recursos necessários para que nossa meta se realize. Isso não é incrível?

É importante realizar este exercício todos os dias, incorporando-o, sempre que possível, a um ritual após o momento de Meditação e ou de relaxamento. O que vier à mente, extremamente sem filtro ou argumentos racionais, já será resultado do processo generativo, no qual tudo é possível. Como disse Walt Disney: "Se podemos sonhar, podemos realizar".

Técnica 2 - Reconectar-se com suas forças internas

Ao nos confrontarmos com uma situação desafiadora, tendemos a focar no negativo, no quão pesado é lidar com determinada problemática. Com isso, nos esquecemos ou desconsideramos nossas fortalezas.

O Coaching Generativo faz uso de uma técnica que permite a reconexão do indivíduo com os recursos internos. Assim, é possível enfrentar os desafios sem limites, superando qualquer adversidade. Mas, diferente de outras abordagens em que o sentimentos negativos são ora ignorados, ora evitados ou desconsiderados, na transformação generativa somos convidados a permitir que tanto os pontos fortes como os pontos fracos convivam harmonicamente.

Quando a pessoa se sente insegura, acuada ou com medo de uma situação desafiadora e faz esse exercício, se conecta novamente com seus recursos mais poderosos e se fortalece diante das dificuldades.

Na prática, faça assim: de olhos fechados e em silêncio, procure aquietar sua mente. Uma Meditação ou um ritual que lhe traga calma poderá ser muito útil para esse estado, que na abordagem generativa chamamos de "coach" (relaxamento e estado de presença). Obs.: perceba que esse estado sempre será a base para todas as técnicas do Coaching Generativo.

Meditação para concentração

Centre-se em você, observe o momento à sua volta e preste atenção em sua respiração. Traga à mente sua intenção de vida, desejo ou objetivo. Deixe algum deles se manifestar em seu corpo inteiro e sinta, com todo o seu centro, qual recurso poderia ajudá-lo a resolver a problemática atual, ou o que está lhe impedindo de prosperar ainda mais.

Pergunte a si mesmo quando foi que viveu uma situação parecida, e busque lentamente nessa experiência passada o recurso poderoso que lhe ajudou. Pode ter sido "coragem", "compaixão", "fé" ou qualquer outro que tenha sido relevante para você. Procure se lembrar, quem estava com você, o que fazia, e o sentimento que esse recurso aflorava.

Viva de novo esse momento e perceba que você continua tendo acesso a todas as ferramentas que podem lhe ajudar no presente, que elas só estavam dispersas ou adormecidas, mas que podem ser reativadas.

Sua consciência estará, neste momento, se expandindo... Criando uma forma de fazer chegar até você tudo o que precisa para resolver suas questões. É dessa maneira que o Coaching Generativo se diferencia. Tudo está ligado à energia e ao quanto o indivíduo se entrega no processo, de modo a acessar em si próprio o que precisa para se libertar e prosperar.

Técnica número 3 - Programe seu dia através de visualizações

Que tal conseguir programar seu dia do jeito que você gostaria que ele fosse? Sim, isso é possível!

Após ter entrado no estado de relaxamento, como explicado nas duas últimas técnicas, mentalize seu dia da maneira como gostaria que ele fosse, do início ao fim. Independente se ficará em casa, no trabalho ou estará em uma viagem, mentalize todas as atividades necessárias até o término do dia, com os desafios a serem superados, assim como as pequenas metas do dia.

Dê pequenos passos numa linha imaginária em direção ao final do dia, trazendo para essa visualização riqueza de detalhes, incluindo os ritos diários (café da manhã, almoço, jantar, telefonemas, compromissos com a família, etc)."Dê pequenos passos numa linha imaginária em direção ao final do dia, trazendo para essa visualização riqueza de detalhes, incluindo os ritos diários (café da manhã, almoço, jantar, telefonemas, compromissos com a família, etc)."

Perceba se existem barreiras ou paradigmas que podem lhe impedir de alcançar o estado desejado. Se sim, não force-as, mas sim aceite-as. É como se você pudesse conviver com elas, mas sem deixar que o paralizem.

Pergunte de forma intuitiva ao seu corpo quais seriam os recursos criativos para lidar com essas barreiras. Ao mesmo tempo, experimente a sensação da meta realizada, sinta a leveza da alma, como vai ser bom quando o seu dia terminar do jeito que você o programou.

Revise o caminho do início ao fim, cheque se precisa incorporar alguma mudança. Em caso negativo, já pode abrir os olhos, se levantar e dar o primeiro passo (agora pra valer!) e fazer o seu dia acontecer da maneira como tinha programado.

Os exercícios de visualização são armas poderosas dentro do processo generativo. Ao longo das sessões deste tipo de Coaching, os clientes aprendem várias técnicas como essa, que os auxiliam em diferentes áreas da vida.

Fundamental: encontrar tempo para si

Para realmente conquistar o poder de criar a própria realidade, o processo de Coaching Generativo nos ensina a incluir na nossa rotina diária (ideal) - ou a cada dois dias (aceitável), ou pelo menos uma vez por semana (mínimo) - um ritual para que, em determinado momento, tenhamos de fato um compromisso conosco, apesar de todas as tarefas e afazeres do dia a dia. É um tempo precioso, no qual entramos em contato com a nossa intimidade e criatividade. Temos a oportunidade de perceber a própria respiração e energia, as sensações do corpo. Assim, conseguimos nos conectar com algo maior que nós.

Então, a dica aqui é investir 5 minutos diários na Meditação (ouça aqui uma Meditação para fazer diariamente). Se você acha que não consegue parar, se observar, ficar de olhos fechados e em silêncio por 5 minutos, comece com apenas 1 minuto por dia. Com o passar dos dias, procure aumentar gradativamente o seu momento consigo mesmo.

Sodalita: reserve um tempo para você

Sodalita: reserve um tempo para você
Reavalie e organize suas prioridades usando a pedra

Técnicas de concentração, oriundas do Yoga e Tai Chi Chuan também são extremamente bem-vindas nesse ritual. Músicas relaxantes compõe o ambiente ideal para esse momento.

No processo de Coaching Generativo, aprende-se a sair do papel de passageiro e assumir o controle do banco do motorista, a ditar caminhos ao invés de seguir o senso comum. É possível aprender como tornar-se heroi de sua própria história. Lembre-se: é no ato de nos amar que permitiremos que o outro nos ame também. É nos sentindo atraentes por nossa própria essência que o outro se sentirá atraído por nós também.

E, então, você está preparado para essa viagem?

Esse artigo é uma forma de registrar parte do meu aprendizado e de compartilhar com outras pessoas o que aprendi no meu próprio processo de apropriação da minha essência, através do Coaching Generativo. É o manifesto do sim! Sim, é possível criar a realidade que desejamos trazer para nossa vida!

Agora, convido você a caminhar comigo nessa jornada!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Margarete Soares

Margarete Soares

Coach generativo e psicóloga. Promove o empoderamento , resgate da autoestima pessoal e profissional e busca do autoconhecimento. Atendimentos virtuais. Email: contato@connect-coach.com

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS