Carregando pagina

Beleza > Estilo

3 dicas para renovar seu guarda-roupa

Organize suas roupas e abra espaço para o novo no armário

 
Foto: iStock

Hoje em dia a moda não serve apenas para nos dar status social ou proteger o corpo dos fatores externos. Nossas roupas comunicam quem somos em essência, fazem parte da representação do nosso "eu" através da imagem. Certas vezes, um mero detalhe faz com que a indumentária represente características especialmente nossas e que são reconhecidas, mesmo que inconscientemente pelas outras pessoas ao nosso redor.

Muito além da vaidade, todos nós desejamos nos sentir bem, mas para isso precisamos estar atentos às nossas necessidades individuais e ao exercício constante de autoconhecimento. Para permitir que o novo tenha espaço em nossa vida, precisamos especialmente eliminar o que está impedindo nossa evolução, criar novos espaços e abrir as janelas das oportunidades. E isso pode começar pelo seu armário.

Limpeza no guarda-roupa

Aproveite alguns momentos do seu tempo dedicando-se ao cuidado com seu guarda-roupa. Faça uma limpeza completa. Enquanto você executa as atividades, vai perceber que está limpando e organizando também a sua mente. Procure retirar todas as peças de dentro do armário, e deixe o móvel tomar ventilação ao logo de um dia. Coloque os calçados e algumas roupas mais pesadas para tomar sol e ventilar também. Você perceberá as que precisam ser lavadas de fato, mesmo que não tenham sido usadas.

Você perceberá também que, por ficarem trancadas no armário, algumas roupas acabam estragando pelo ataque de traças e cupins, ou mesmo por embolorarem. Algumas poderão ser reformadas, enquanto outras conseguem se recuperar com a lavagem e ao serem expostas ao sol. Mas, se necessário, não hesite em se desfazer dessas peças. Cuide de suas roupas como você cuidaria de seu corpo: realize consultas de rotina e mantenha hábitos de higiene e, nesse caso, de conservação. A grande dica para um guarda-roupa com boas energias é o movimento constante, então evite deixar coisas sujas, esquecidas ou danificadas dentro dele. Dê espaço para circulação de ar e para entrada do novo.

Lave suas roupas e calçados com o mesmo carinho de um banho especial. Esteja atento aos produtos adequados e escolha os aromas mais duradouros. Não há nada mais prazeroso do que vestir uma roupa limpa e bem perfumada. Além do que, as pessoas ao seu redor também perceberão o cuidado que você teve, é um hábito que traz uma melhor apresentação em qualquer ocasião, além de uma sensação única de satisfação.

Guarde somente o que precisa

Caso haja uma auxiliar para esses serviços no seu lar, oriente para que ela saiba da importância em deixar as peças bem cuidadas, sem estragos. Se você mesmo realizar essas atividades pode ser um excelente momento de dedicação a si mesmo, proporcionando bem-estar e autoconhecimento. Aproveite que está analisando cada uma das peças para exercitar o desapego, sempre há alguém precisando de coisas que não usamos mais ou mesmo que nunca usamos. Elimine tudo que não faz parte da sua essência, filtre as antigas memórias implícitas em suas roupas e abra espaço para que futuro se concretize.

Analise sua rotina e seja honesto na observação de suas necessidades. Em alguns momentos percebemos, por exemplo, que temos dezenas de pijamas antigos, mas que só precisamos de três ou quatro. O mesmo costuma acontecer com roupas de praia, cama e banho, e artigos para o dia-a-dia ou homewear (roupas para "ficar em casa"). Elimine o que não tiver utilidade e perceba quais as reais necessidades em seu guarda-roupa.

Roupas bem cuidadas

Depois do cuidado com cada uma das peças, prepare o espaço onde elas serão mantidas. O guarda-roupa é um guardador perfeito, mas como qualquer lar precisa de higiene e manutenção. Aproveite que as roupas estão fora dele para organizar e guardar tudo de modo a facilitar o seu dia-a-dia, a circulação de ar e o acesso a cada necessidade. Peças mais delicadas podem ser mantidas envoltas em papel de seda branco ou em saquinhos especiais, pois ajuda a conservá-las em bom estado por mais tempo.

Ainda para manter a higiene e sensação de bem-estar, use aromas vendidos especialmente para guarda-roupas, ou coloque pequenos sabonetes e almofadinhas de cheiro nas gavetas. Você também pode borrifar sobre as peças uma mistura de essência de alfazema ou lavanda, com água. Cuide apenas para que o aroma não esteja muito forte ou para que não haja corantes que possam manchar as roupas.

Realizando essas atividades em seu guarda-roupa, você perceberá que as energias serão renovadas e se sentirá muito melhor quanto ao importante papel que a roupa exerce em representar a sua identidade. Também dará mais vida útil às suas roupas, evitará o desperdício e proporcionará que suas próximas compras sejam mais conscientes. Assim você exercitará hábitos sustentáveis para a moda. E que no próximo ano possamos ser pessoas mais felizes e que nossas roupas transpareçam essa alegria.

Para continuar refletindo sobre o tema

Você já ouviu falar em roupaterapia? Mais do que deixar você bonito e confortável, as roupas também podem influenciar seu humor e até oferecer mais bem-estar. Descubra como escolher as peças certas para seu guarda-roupas.
Não tem grana para comprar um guarda-roupas? Veja aqui dicas para viver sem um
Aromaterapia para o guarda-roupas

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Keka Ribeiro

Formada em Design de Moda, é especialista em moda sustentável. Atua em marca própria, desenvolvendo ações sociais e coleções temáticas através do conceito de vestuário ecofriendly. Saiba mais »

contato: contato@kekaribeiro.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare