Pesquisar
Loading...

2018: ano de recompensas para quem souber se planejar e persistir

Astrologia sugere que época trará ambição e força para realizar transformações

Atualizado em

Com Saturno transitando por Capricórnio, 2018 pedirá ajustamento à realidade! Assim, se deseja mudar algo que não gosta, será preciso colocar as mãos na massa (ex.: se matricular em uma faculdade à noite ou tomar outra providência) e ter em mente um esforço de médio/longo prazo. Mas, se sentir que ainda não pode mudar o que não gosta, a melhor pedida será ser estoico e otimista para evitar que as frustrações se transformem em depressão e sintomas físicos, uma tendência negativa deste posicionamento.

Júpiter estará transitando por Escorpião na maior parte do ano, favorecendo mergulhos interiores, terapias e transformações! E que se invista mais na intimidade dos relacionamentos, uma vez que Escorpião tem a ver com sexo e aprofundamento! De um lado, este trânsito estará em plena sintonia com a busca por amadurecimento e estruturação que Saturno em Capricórnio pede! Mas, no uso negativo, os dois planetas podem ir para um lado de depressões e crises. Mas até mesmo elas podem ser úteis se, no final, inspirarem uma ação e nova direção que levem para um novo patamar!

Nos últimos meses do ano, Júpiter transitará por Sagitário, trazendo uma atmosfera de maior otimismo, oportunidades e abertura em 2018! Mas o plano coletivo estará sujeito a acidentes e instabilidades, com Urano em quadratura com os Nodos Lunares.

Urano, aliás, vai ingressar em Touro pela primeira vez depois de 84 anos, indicando o surgimento de novos valores pessoais e ideias sobre ganhos e negócios!

O texto a seguir permite ter uma visão geral do panorama de 2018, incluindo as indicações dos períodos de retrogradação de Mercúrio, Vênus e Marte, os quais, respectivamente, tendem a mexer com o dia a dia (Mercúrio), relacionamentos (Vênus) e iniciativas (Marte), então é bom anotar na agenda!

Saturno em Capricórnio: hora de aterrissar na vida real

2018 promete uma mudança de tom relação aos dois últimos anos, e um dos motivos é o ingresso de Saturno em Capricórnio em 20/12/17, com o trânsito ocorrendo até o final de 2020.

O posicionamento anterior, de Saturno por Sagitário (entre 2015 e 2017), foi marcado por uma grande motivação migratória: quase todo mundo pensou em mudar de país ou até realizou isto. Do lado negativo, houve o acirramento da intolerância em lidar com diferenças culturais, religiosas, sexuais, com um radicalismo permeando tudo isto, processo que gerou desgastes, guerras e atos terroristas, mas também debates.

Sagitário rege o âmbito das crenças, enquanto Capricórnio o das concretizações. A mudança de Saturno para o segundo signo, portanto, significa menos foco em discussões teóricas e mais em assuntos concretos, como ganhar dinheiro, administrar orçamento, realizar projetos, etc. O mote será o de lidar melhor com a realidade e, com isto, ser mais focado e persistente!

Tempo para ser profissional, organizado e competente

A carreira será muito importante neste período, já que Saturno transitará pelo seu signo de domicílio, que é muitíssimo ligado a este tema! Isto significa menos projetos no plano ideal (como foi o trânsito anterior) e mais esforço concreto para conquistar objetivos!

Os desafios também serão concretos, como passar de ano (crianças e adolescentes); lutar por uma boa classificação no vestibular; ingressar, permanecer ou ascender no mercado de trabalho; ou, ainda, concluir uma etapa de estudos que vai garantir uma melhor posição.

Algumas metas poderão ser mais possíveis de realizar, como comprar um imóvel financiado com condições melhores e mais equilibradas. Por outro lado, saber atuar de acordo com regras e normas e ser organizado (valores capricornianos por excelência) por vezes será a principal, senão a única, forma de obter êxito! Haverá, progressivamente, menos paciência com ineficiência e falta de compromisso, por isto não adiantará ser muito bom no que faz, mas ter comportamentos extravagantes que coloquem tudo a perder.

Apesar de requerer esforço, o trânsito recompensará quem estiver atuando bem com a realidade. Muitas pessoas farão uma readequação profissional e iniciarão novos caminhos, talvez mais rentáveis em longo prazo e que combinam mais com elas mesmas, encontrando seu lugar! Muita gente competente vai começar a se firmar como especialista e ter o devido reconhecimento e um lugar ao sol (junto com novas responsabilidades, é claro)! É tempo de ascender a novos postos.

Mais do que nunca, a capacidade de trabalho será requerida, destacando-se mais os profissionais que sabem fazer do que aqueles com muita teoria, mas ainda sem experiência.

Pessoas mais velhas e com experiência acumulada poderão ser valorizadas. Ramos como construção e engenharia voltarão a se movimentar, pois os países talvez venham a investir em infraestrutura e recuperação, para estimular empregos e a economia.

2018 até 2020: governos mais enxutos e grandes mexidas no cenário mundial

Governos tenderão a ficar mais enxutos, concedendo menos benefícios, como já se nota no caso da reforma trabalhista e no projeto de reforma da previdência. Tenderão a ser eleitos candidatos que tenham uma boa promessa de administração, e, como Júpiter estará em Escorpião, de boa gestão financeira, embora o poder ainda possa continuar a ser mal utilizado, já que é algo enraizado no Brasil e que leva tempo para mudar.

O período até 2020 poderá envolver grandes mexidas políticas, sobretudo porque no último ano da passagem de Saturno por Capricórnio, três planetas exteriores (Júpiter, Saturno e Plutão) ficarão conjuntos em Capricórnio, marcando um evento astrológico importante, que tende a alterar estruturas, política e economia.

Saturno em Capricórnio tem uma grande influência em questões mundiais, com a modificação de cenários geopolíticos e ideológicos.

Este posicionamento aconteceu, por exemplo, na época da queda do Muro de Berlim, do comunismo e da criação do Estado da Palestina (trânsito de 1988/1990); na Revolução Cubana e independência de vários países africanos (trânsito de 1959/1961) e na quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e Grande Depressão (1929/1931). Não é pouca coisa, concorda?

Saúde: cuide de problemas antes que fiquem muito dolorosos

Saturno em Capricórnio também poderá indicar, para muitos, batalha e persistência em relação a doenças crônicas como reumatismo, esclerose múltipla, fibromialgia. Mas também interesse em trazer melhoras para este âmbito. Ou, ainda, problemas nos joelhos, coluna, ossos, dentes e articulações (estes últimos diretamente regidos por Capricórnio). Assim, o ideal seria evitar que estas doenças se agravassem desnecessariamente, já que poderão ser bastante incômodas e persistentes se chegarem a um ponto crítico. É bom lembrar que, a favor, existirá Júpiter em Escorpião, favorecendo curas, terapias e chances de recuperação!

Tendência à depressão para quem estiver com problemas estruturais

Por causa da forte presença do fator “realidade”, muita gente poderá ter depressão ao longo do trânsito de Saturno em Capricórnio. Ela poderá atingir particularmente quem está tendo dificuldade em se ajustar ao real, com questões estruturais, como não ter uma profissão que provenha o suficiente, receber uma aposentadoria que não cubra as despesas, depender da família (situação que piora quando a convivência não é fácil), etc. Mais pessoas poderão sofrer de solidão. Uma atenção especial terá de ser dada aos idosos no mundo inteiro.

Urano em Touro até 2026: novas formas de ganho e quebra de tradições

Em 2018, Urano passará um tempo se despedindo do signo de Áries e começará seu trânsito por Touro (de meados de maio até o início de novembro), no qual ficará até 2026. O papel de Urano é tirar a estabilidade, segurança, trazer mudanças, estimular a criatividade. Com Urano passando por Touro, as pessoas terão que pensar em novas formas de ganho e sustento.

Com Urano passando por Touro, as pessoas terão que pensar em novas formas de ganho e sustento.

O dinheiro, regido por Touro, poderá ganhar versões mais voláteis e modernas, com contas podendo ser pagas a partir de celulares, moedas virtuais e outras inovações. Poderemos esperar alterações na economia também. Uma das intervenções que já causou no quesito estabilidade, antes mesmo de começar, foi a Reforma Trabalhista, em vigor a partir de novembro/2017.

Um outro fato é que valores poderão surgir ao longo dos sete anos de trânsito de Urano por Touro, já que é um planeta inovador em um signo tradicional. Hoje, por exemplo, temos como valor essencial que precisamos ter muitos bens para manter um estilo de vida urbano caro e estático. Urano em Touro talvez fará com que questionemos uma série de coisas em que nos apoiamos. Só o tempo dirá quais!

Escapando da crise através de criatividade, inovação e renovação

Um aspecto de 2017 vai ser trazido para 2018, especialmente de julho a outubro, com a diferença que, ao invés de ocorrer em signos do elemento Fogo, acontecerá em signos do elemento Terra. Em 2017, o trígono entre Saturno e Urano pediu um novo olhar sobre velhas questões. Atitudes como improvisar, renovar, ser criativo e se adaptar ajudaram a abrir soluções.

Em 2018, as renovações/inovações poderão ocorrer em coisas práticas (Terra), como projetos, sistemas, sites, etc. A ênfase em Terra a partir de 2018 vai tornar todos nós, com o tempo, mais empreendedores e criativos em nossas realizações. Até porque as fontes tradicionais de renda poderão ter mudanças (como as recentes mudanças nas leis trabalhistas no Brasil), obrigando a sermos mais independentes e visionários no que se refere a trabalho.

Planetas retrógrados em 2018: os momentos de confusão e desaceleração

Quando os planetas estão retrógrados, eles pedem mais cuidado e atenção com os assuntos que regem. Confira as retrogradações de 2018 que vão influir nas comunicações, relações e ações.

Mercúrio retrógrado

Já é um velho conhecido dos apreciadores da Astrologia. Três vezes por ano este planeta fica retrógrado e equipamentos podem apresentar defeitos, serviços essenciais entrarem em greve, trabalhos serem refeitos, compromissos serem remarcados, haver mais atrapalhos e pessoas do passado retornando. Anote na agenda os períodos em que ficará retrógrado. Se possível, evite cirurgias não emergenciais, pois há chance de que precisem ser refeitas/reparadas posteriormente.

  • 22/03/2018 a 15/04/2018
  • 26/07/2018 a 19/08/2018
  • 16/11/2018 a 06/12/2018

Marte retrógrado

De 28/06 a 27/08. O período, de dois meses, é desaconselhável para começos, pois o que for lançado poderá não decolar ou, ainda, precisar de muitos ajustes. A fase também é propensa a conflitos, por isto pode não ser uma boa pedida marcar atividades que precisem de um espírito conciliatório. Tudo tende a demorar mais nesta época, como, por exemplo, o financiamento imobiliário que você quer que saia rápido, mas que não vai ser assim. Então, tenha muita paciência e, para lançamentos importantes, saiba esperar um momento mais propício!

Vênus também ficará retrógrado

De 06/10 a 17/11. A fase implica em revisões nas relações (individuais e entre países), o que poderá gerar tensões, novos acordos e até a possibilidade de términos. Mantenha a calma e o senso de perspectiva. As habilidades diplomáticas serão necessárias, já que é um período suscetível e melindroso, pedindo cuidado com palavras e ações, a fim de prevenir mal entendidos. Se possível, evite marcar procedimentos estéticos mais intensos, como cirurgias, a menos que sejam de revisão. O período também poderá ser desafiador para celebrar casamentos (talvez não para a festa em si, mas para antes e depois deste tipo de evento) e, para muitas pessoas, também para finanças (com mais demora para recebimento de créditos ou em fechar vendas e transações, por exemplo).

Júpiter em Escorpião na maior parte de 2018 pedindo um mergulho pessoal

Sobre este trânsito, que começou em outubro de 2017 e irá até 08/11/2018, pode-se dizer que é voltado para transformações, as quais, junto com Saturno em Capricórnio, poderão nos levar a assumir novas responsabilidades e/ou desafios.

Trará uma oportunidade ímpar de fazermos uma faxina na nossa vida, favorecendo revisões e terapias, grandes transformações e focar em assuntos como sexualidade, relacionamentos íntimos e também questões financeiras (mais pessoas poderão se interessar por bolsa de valores e aprender sobre finanças, por exemplo). Relacionamentos poderão terminar, ou, pelo contrário, saírem fortalecidos depois de Júpiter passar por um signo que pede sinceridade e coragem.

Ao longo de 2018, Júpiter fará sextil com Plutão (especialmente entre janeiro e maio, e, novamente, em setembro), favorecendo ações de recuperação, inclusive na economia, e também trígono com Netuno (notadamente entre junho e agosto), fomentando a fé, inspiração e estimulando a criatividade e a espiritualidade!

Últimos meses do ano: retorno do otimismo e de grandes projetos e eventos

A partir de 9 de novembro, Júpiter ingressará no signo de seu próprio domicílio, Sagitário, trazendo o anseio por grandes aventuras! Este é o signo do entusiasmo, projetos maiores e viagens! Depois de um tempo encolhidos por causa da crise, o final do ano promete o retorno da capacidade de sonhar com voos maiores, progressos e ampliações!

Depois de um tempo encolhidos por causa da crise, o final do ano promete o retorno da capacidade de sonhar com voos maiores, progressos e ampliações!

Contudo, os dois últimos meses do ano (e os dois primeiros de 2019) também serão marcados por Urano em quadratura com os Nodos Lunares, aspecto de grande instabilidade. Quebras financeiras inesperadas poderão ocorrer aqui, bem como acidentes coletivos e eventos climáticos com potencial destruidor. Na vida pessoal, também muitas pessoas poderão passar por mudanças (desejáveis ou não), especialmente se estiverem muito estagnadas, ou, pelo contrário, muito impacientes e descontentes com algo que já venha incomodando há algum tempo. Será útil saber descarregar esta energia nervosa ou então tentar convertê-la em criatividade e capacidade de buscar novas saídas.

Um novo ano começa e ter uma visão geral de quais serão as principais influências e questões que irão permeá-lo pode fazer uma enorme diferença para entender eventos individuais ligados a uma atmosfera geral e também se planejar melhor.

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.

Saiba mais sobre mim