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10 dicas para comer saudável fora de casa

Orientações simples sugerem como montar o prato no restaurante

 

Comer fora de casa de forma saudável pode ser um desafio. Mas ainda bem que temos cada vez mais opções disponíveis nos restaurantes nos dias de hoje. E com algumas estratégias simples, podemos eliminar de vez aquela culpa de comer fora e ainda ganhar mais saúde.

Confira abaixo algumas dicas simples para montar seu prato e se alimentar de maneira saudável nos restaurantes:

  • 1Beba bastante água o dia inteiro, mesmo sem sentir sede. Muitas vezes nosso corpo manda sinais de fome quando, na verdade, está desidratado e pedindo por água. Vale aquele truque de beber um copo bem grande 30 minutos antes das refeições (ou do happy hour, da festinha, etc.).
  • 2Experimente pedir uma entrada como prato principal, ou servir sua comida no prato de sobremesa no self-service. Muitas vezes ficamos satisfeitos com menos do que imaginamos.
  • 3Peça meia porção, divida o prato com alguém ou, ao pedir seu prato, já solicite que o atendente traga junto uma embalagem para viagem para que você já separar metade da porção para levar para casa. Assim você não exagera só porque a comida está ali no prato e ainda ganha uma refeição para o dia seguinte.
  • 4Sirva-se primeiro na fila do self-service ou peça primeiro seu prato, para evitar ser influenciado pela escolha das outras pessoas.
  • 5Planeje seu prato antes de chegar ao restaurante. Veja o menu do estabelecimento pela internet ou visualize em sua mente o balcão de comidas do self-service que você costuma frequentar. Faça suas escolhas antes de chegar lá.
  • 6Sempre pergunte como os pratos são preparados e não tenha medo de pedir substituições ou restrições. Os restaurantes têm oferecido cada vez mais opções integrais e sem glúten, açúcar ou laticínios.
  • 7Faça escolhas inteligentes e dê preferência às opções com mais vegetais do cardápio, ou coloque-os primeiro no prato no self-service. E eu não estou falando de alface ou batata, e sim de alimentos ricos em nutrientes. Quanto mais colorido, mais nutritivo e saboroso. Peça ou coloque sempre uma porção de folhas verde escuras no seu prato, ou peça por salsa picada a parte para acrescentar por cima. Ingerir de duas a três porções de folhas verde escuras por dia é um ótimo começo pra transformar sua alimentação e sua saúde.
  • 8Foque em acrescentar opções mais nutritivas nas suas refeições, ao invés de ficar preso a proibições, restrições e culpa. Se está com vontade de comer sobremesa, coma uma fruta. E se depois disso ainda estiver com vontade de ingerir chocolate, coma também. Fazendo isso, é possível que você coma bem menos quantidade e com mais prazer. Abarrotando seu prato com mais vegetais, seu corpo vai naturalmente diminuindo os desejos pelas comidas menos nutritivas.
  • 9Saboreie e mastigue, mesmo que você só tenha 15 minutos para comer sua refeição. Não apenas você vai aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e ficar saciado com menos quantidade, como vai ter uma experiência muito mais prazerosa do que engolir a comida sem consciência.
  • 10Antes de comer, respire por alguns segundos e perceba como está se sentindo. É muito comum usarmos a comida como uma válvula de escape de nossos estresses, frustrações, ansiedades, tristezas e raivas. Em uma tentativa de "tapar aquele vazio interior" acabamos por fazer escolhas que nos causam mal. Quando tomamos consciência de nossas emoções, ao invés de "empurrá-las para debaixo do tapete", temos mais poder de escolha e tomamos decisões mais sábias - tanto do que comer, quanto do que fazer nas demais áreas de nossa vida.

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SOBRE O AUTOR

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo. Saiba mais »

contato: melissa@melissasetubal.com
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